Meio Ambiente
Brasil aprova acordo do clima firmado em Paris, diz ministra
COP21
As condições finais do acordo alcançado na 21ª Conferência do Clima da ONU (COP21) agradaram amplamente ao Brasil, avaliou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. O texto firmado em Paris, no sábado (12), prevê limitar o aumento da emissão de gases de efeito estufa a 1,5°C.
Por meio de uma rede social da pasta, Teixeira disse que o acordo representa nova fase no enfrentamento às alterações climáticas. A ministra participou da COP21, realizada na capital francesa.
“Ele (o tratado) reflete todas as posições que o governo brasileiro defendeu. Trata da visão balanceada de mitigação e adaptação. Traz a questão da transparência do sistema único, garantidos os meios para que os países em desenvolvimento possam desenvolver seus sistemas, assegurando a soberania nacional, mas também contando com a apoio para a implementação", afirmou.
Nomeado Acordo de Paris, o documento final da COP21 entrará em vigor em 2020. É a primeira vez que um acordo global sobre o clima é aprovado.
De acordo com o texto, a cada cinco anos, as nações deverão prestar contas a respeito das iniciativas levadas adiante para impedir que a temperatura global não aumente mais de 2°C. A contenção do aquecimento visa evitar fenômenos extremos, como ondas de calor, seca, cheias, ou subida do nível do mar.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Meio Ambiente
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















