Você está aqui: Página Inicial > Meio Ambiente > 2017 > 09 > Acordo assinado permitirá recomposição do Cerrado no Distrito Federal

Meio Ambiente

Acordo assinado permitirá recomposição do Cerrado no Distrito Federal

Conservação

Evento em comemoração ao Dia Nacional do Cerrado foi marcado pela assinatura do termo voltado à proteção do bioma
por Portal Brasil publicado: 12/09/2017 12h29 última modificação: 12/09/2017 12h29
Divulgação/ MMA Dia Nacional do Cerrado foi aberto para discussões sobre o tema na Câmara dos Deputados

Dia Nacional do Cerrado foi aberto para discussões sobre o tema na Câmara dos Deputados

O Ministério do Meio Ambiente assinou, nesta segunda-feira (11), acordo para recomposição da cobertura vegetal no Distrito Federal. O Dia Internacional do Cerrado foi escolhido para o anúncio da medida que reforça a proteção do bioma.

Na ocasião, na Câmara dos Deputados, o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, destacou o papel das comunidades tradicionais para a conservação do cerrado em território nacional e considerou que as ações poderão servir de modelo para os demais estados do País.

O acordo de cooperação técnica foi assinado pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), e pelo Governo do Distrito Federal para apoio na gestão de recursos destinados ao programa distrital Recupera Cerrado, que apoia métodos inovadores de recomposição do bioma.

Estudos

Durante o encontro, o MMA informou que realiza levantamentos de áreas prioritárias para a revitalização de bacias hidrográficas em uma região que compreende diversas nascentes no bioma. O objetivo é definir ações com foco na recomposição da cobertura vegetal, na regularização fundiária, na gestão integrada e no uso e na ocupação do solo.

Medidas voltadas para a sustentabilidade no Cerrado e perspectivas com a bioeconomia foram questões também discutidas por representantes da sociedade civil e de centros de pesquisa.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Meio Ambiente

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil