População de Micos-Leões-de-Cara-Dourada será repatriada
16/08/2011 20:07 - Portal Brasil
Após reunião neste mês de agosto, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em conjunto com outras entidades ambientais, decidiram marcar para dezembro ação de repatriação de Micos-Leões-de-Cara-Dourada (Leontopithecus chrysomelas) encontrados na área de ocorrência do Mico-Leão-Dourado (Leontopithecus rosalia), em Niterói (RJ).
Segundo o último levantamento do Instituto Pri-Matas foram identificados aproximadamente 106 indivíduos da espécie Mico-Leão-de-Cara-Dourada na Serra da Tiririca, na cidade fluminense. Os animais migraram para o local por causa da fuga de cativeiro e do tráfico de animais.
Com o objetivo de evitar que a aproximação entre as populações dessas espécies comprometa sua sobrevivência (ambas encontram-se em risco de extinção), entidades ambientais locais e nacionais se comprometeram no projeto de retirada da espécie potencialmente invasora e sua translocação para o sul da Bahia.
O Instituto Chico Mendes trabalha com o Plano de Ação Nacional (PAN) para a Conservação dos Mamíferos da Mata Atlântica Central que inclui metas e ações para 23 espécies ameaçadas de extinção.
Coordenado pelo Centro de Primatas Brasileiros, o PAN tem o objetivo exitar a extinção de espécies e também melhorar a qualidade de seus habitats em áreas estratégicas dentro de cinco anos.
Fonte:
Instituto Chico Mendes


