Cerrado do País terá tecnologia de expansão para plantio de café
23/10/2012 15:20 - Portal Brasil
A região ocupa mais de 200 milhões de hectares
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Café e Cerrados desenvolveram tecnologias inovadoras para cumprir o desafio de produzir café de qualidade no Cerrado brasileiro, caracterizado por estiagens prolongadas e solos de baixa fertilidade. A região ocupa mais de 200 milhões de hectares, distribuídos nos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Bahia, Piauí, Maranhão e Distrito Federal.
- Pesquisas com material genético reforçam a qualidade e a resistência dos grãos
A tecnologia de manejo de água na agricultura irrigada já foi validada não só em experimentos como também em fazendas produtivas de várias regiões brasileiras. A técnica, além de revolucionar a prática tradicional da irrigação frequente e continuada, garante mais produtividade e qualidade e menor custo, sendo alternativa para a sustentabilidade da cafeicultura no Cerrado.
A pesquisa demonstrou ser possível a aplicação de estresse hídrico (suspensão da irrigação) controlado na estação seca do ano, na época certa e com magnitude adequada, para sincronizar, uniformizar o desenvolvimento dos botões florais e, consequentemente dos frutos, o que garante um café de mais qualidade.
A pesquisa comprovou que a adição do fósforo traz benefícios para a planta tanto em solos de média a alta fertilidade como também em solos de baixa fertilidade, como os do Cerrado, onde a planta responde com grande intensidade.
Outra tecnologia que representa mudança de paradigma é o cultivo de braquiária nas entrelinhas dos cafeeiros, um casamento perfeito também realizado pelas pesquisas da Embrapa Cerrados no âmbito do Consórcio Pesquisa Café. Uma peculiaridade do manejo do mato com a braquiária é que seu sistema radicular é extremamente desenvolvido ajudando na estruturação do solo e dificultando que ocorra erosão.
Café brasileiro
Segundo informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil conta, atualmente, com uma área plantada de 2,3 milhões de hectares, com cerca de 5,7 bilhões de pés – sendo que, pouco mais da metade está localizada no estado de Minas Gerais. A safra prevista para este ano é de 50,62 milhões de sacas de 60kg.
São mais de 287 mil produtores, que fazem parte de associações e cooperativas distribuídas nos estados do Acre, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo.
Leia mais:
Produção brasileira de cafés especiais já corresponde a 15% do mercado mundial
Produtores de café terão financiamento para custeio e estocagem do grão
Cafeicultores já podem receber financiamento do Funcafé
Fonte:


