Cerca de 225 cidades receberam novas agências da Previdência Social
14/12/2012 16:46 - Portal Brasil
Das agências inauguradas, 106 foram na região Nordeste, 68 no Sudeste, 20 no Centro-Oeste, 17 no Sul e 14 no Norte
- Lote liberado pelo INSS para dezembro contém 2.380 cartas-aviso, sendo 1.395 somente para mulheres
A rede de atendimento da Previdência Social está sendo expandida por meio do Plano de Expansão da Rede (PEX). A previsão é inaugurar 720 novas agências em municípios - que ainda não possuam unidades para atender à população - com mais de 20 mil habitantes. Deste total, já foram inauguradas 225 unidades. Somente neste ano, foram entregues 112 Agências de Previdência Social (APS) novas, equipadas com mobiliário novo e dentro das normas de acessibilidade.
Das 225 unidades inauguradas, 106 foram na região Nordeste, 68 no Sudeste, 20 no Centro-Oeste, 17 no Sul e 14 no Norte.
A construção das novas unidades irá estender a presença da Previdência a mais de 1,6 mil cidades brasileiras. Além de reforçar o atendimento, as novas APS contribuirão para a redução das distâncias que os segurados têm que percorrer em busca dos serviços previdenciários.
O investimento da Previdência é de R$ 616,5 milhões e, como contrapartida, as prefeituras doam os terrenos, que precisam ser legalizados após aprovação do governo local. Os terrenos devem ter área mínima de mil metros quadrados, além de localização de fácil acesso à população.
As reformas e obras para recuperar a rede já existente também estão sendo feitas pelo órgão, com investimento total de R$ 1,1 bilhão para construção e recuperação da rede de atendimento da Previdência Social.
Concurso
Até outubro deste ano, o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) convocou 1,5 mil técnicos do seguro social e 375 médicos peritos para trabalhar nas novas unidades.
Além disso, o Ministério do Planejamento autorizou a nomeação de mais 625 candidatos aprovados no último concurso. São 125 cargos de médico perito e 500 de técnicos do seguro social.
Previdência Social
A Previdência Social garante o sustento do trabalhador e de sua família nos casos em que ele esteja impedido de exercer suas atividades, seja por acidente, doença, maternidade, ou durante a aposentadoria.
Todos os trabalhadores do País têm direito à aposentadoria. Para conceder o benefício, os trabalhadores foram divididos nas categorias empregado, empregado doméstico, trabalhador avulso e segurado especial.
As contribuições para a Previdência Social são arrecadadas mensalmente pelo Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS). Essa renda acumulada mês a mês é usada para pagar os benefícios do segurado. O valor recolhido depende da remuneração recebida pelo trabalhador e de seu perfil de contribuinte. Consulte a tabela de contribuição mensal.
Em alguns casos, a solicitação de um benefício só pode ser feita se o trabalhador tiver cumprido um número mínimo de contribuições mensais. Essa exigência é chamada de carência e varia conforme o benefício. Para solicitar auxílio-acidente, auxílio-reclusão, salário-família e pensão por morte, o trabalhador não precisa cumprir carência. A tabela com o tempo mínimo de carência está no site da Previdência.
Saiba como funciona a aposentadoria do trabalhador autônomo
Fonte:
Previdência Social
Portal Brasil


