Divulgado o prazo para preenchimento do Censo da Educação Superior 2012
17/01/2013 15:00 - Portal Brasil
O objetivo do Censo é oferecer à comunidade acadêmica e à sociedade informações detalhadas sobre a situação e as grandes tendências do setor
- O Censo da Educação Superior reúne informações sobre os cursos oferecidos pelas instituições superiores, vagas ofertadas, inscrições, matrículas, alunos ingressantes e concluintes
Publicada nessa quarta-feira (16), no Diário Oficial da União, as datas para a entrega da pesquisa sobre o Censo da Educação Superior 2012. Os questionários devem ser preenchidos no portal do Ministério da Educação entre 4 de fevereiro a 26 de abril.
O Censo da Educação Superior reúne informações sobre os cursos oferecidos pelas instituições superiores, vagas ofertadas, inscrições, matrículas, alunos ingressantes e concluintes, além de informações sobre os docentes.
Os questionários são preenchidos pelo representante legal ou pelo chamado pesquisador institucional. O responsável pela verificação e organização das informações é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O modelo atual do Censo é definido pelo Decreto 6.425, de 4 de abril de 2008. O objetivo é oferecer à comunidade acadêmica e à sociedade informações detalhadas sobre a situação e as grandes tendências do setor.
Questionário
- O Censo da Educação Superior reúne informações sobre os cursos oferecidos pelas instituições superiores públicas e privadas
Durante o prazo para preenchimento do questionário, os pesquisadores institucionais podem fazer alterações ou inclusões a qualquer momento. Após esse período, o Inep verificará a consistência dos dados coletados. O sistema do Censo será então reaberto para conferência e validação dos dados pelas instituições.
A reabertura este ano ocorrerá do dia 14 de maio a 19 de junho. As instituições que não participarem do Censo terão a situação avaliada pelo Inep. A divulgação do levantamento será feita no dia 12 de agosto.
Cresce o número de matrículas no ensino superior
- Cursos com baixa avaliação serão monitorados para garantir a qualidade
- Mais de 190 mil estudantes têm acesso ao ensino superior com fundo fiador
- Matrículas no ensino superior crescem 5,7%
- Mais de 190 mil estudantes têm acesso ao ensino superior com fundo fiador
Em um ano, o número de matriculas na educação superior subiu 5,7% no período de 2010 a 2011. As instituições públicas tiveram destaque com 7,9%, enquanto as privadas tiveram aumento de 4,8%. Os dados fazem parte do Censo do Ensino Superior, divulgados em outubro de 2012, pelo Ministério da Educação (MEC).
Entre as áreas de formação, o maior crescimento é nos cursos tecnológicos, que tiveram aumento de 11,4% na procura. Os cursos de licenciatura registraram o menor interesse e ficaram praticamente estagnados, com 0,1% de crescimento. A demanda do mercado de trabalho é a causa do aumento, segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
Atualmente, são 59 universidades federais. A previsão do governo federal é que até 2014 o Brasil tenha 63 universidades federais, com 321 campus distribuídos em 272 municípios.
Fonte:
Agência Brasil
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep
Portal Brasil


