Confederação de Basquete firma parcerias para desenvolvimento do esporte no País
24/01/2013 17:02 - Portal Brasil
Parceria irão modernizar dez quadras de basquete, com a compra de equipamentos técnicos, deixando um legado de infraestrutura para os atletas
A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) assinou convênios com o Ministério do Esporte para garantir estrutura para as seleções nacionais e desenvolver o esporte no País.
Para o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, esse é o maior apoio que o governo já deu ao basquete. "Com a CBB são sete importantes convênios. Nós temos desde equipamentos a tecnologia, o que é fundamental para termos condições de treinamento e de análise dos outros times. Nós também preparamos quatro seleções principais: duas adultas e duas de base, que vão ter toda a experiência internacional”, explica.
O presidente da CBB, Carlos Nunes, considera que os projetos aprovados são fundamentais para o desenvolvimento da programação para a modalidade nos próximos anos. “Esses convênios assinados vêm nos contemplar e nos dar uma tranquilidade para executarmos um planejamento previamente aprovado, que visa não só à Olimpíada de 2016, mas também os mundiais até 2014”, avalia.
Modernização
O investimento do governo federal visa modernizar dez quadras de basquete, com a compra de equipamentos técnicos, deixando um legado de infraestrutura para os atletas da modalidade em nove estados e no Distrito Federal.
O secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, ressalta que o investimento vai assegurar as condições ideias de treinamento, tanto na base quanto no alto rendimento. “Um dos papéis do ministério é conseguir dar aos atletas que estão começando e se desenvolvendo as condições ideais de prática. Para o alto rendimento, é importante que na iniciação existam condições oficiais ideais de treinamento. Com essa aquisição, tanto para a CBB quanto para a Liga, haverá um conjunto de quadras e de tabelas oficiais inédita na história recente da modalidade”, ressalta o secretário.
Para o presidente da CBB, Carlos Nunes, as quadras irão contribuir para o fomento do esporte no País. “Vamos adequar quadras dos estados que têm condições de contribuir para a formação de atletas. Entende-se que os 27 estados têm a capacidade, mas não podemos contemplar todos. Então, foi adotado um critério de seleção em conjunto com o Ministério do Esporte e isso vai contribuir muito para o fortalecimento da nossa base”, explicou.
As quadras poderão acolher competições nacionais e internacionais. A confederação pretende aproveitar a nova infraestrutura para levar às regiões do País competições como a Super Copa Brasil; Campeonatos Brasileiros de base; etapas de treinamento das seleções nacionais; e os campeonatos estaduais.
Os equipamentos modernos garantem maior segurança para os jogadores e propiciam longevidade aos atletas, minimizando riscos de lesões, além de permitir intercâmbio com equipes e seleções estrangeiras. A ideia é que a implementação das estruturas estimule o crescimento do número de adeptos da modalidade, assim como o número de praticante, atletas e equipes.
Fonte:
Ministério do Esporte
Portal Brasil


