Mulheres desempenham papel fundamental para redução da miséria no País
20/02/2013 18:20 - Portal Brasil
Durante solenidade no 1º Encontro Nacional do Movimento de Mulheres Camponesas do Brasil, em Brasília (DF), na última terça-feira (19), a presidenta Dilma Rousseff e a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, anunciaram a expansão do Plano Brasil Sem Miséria para retirar da extrema pobreza mais 2,5 milhões de pessoas em todo o país.
Os resultados obtidos pelo governo federal nos últimos dois anos, chegando a tirar 22 milhões de pessoas da situação de miséria sob a ótica da renda, tem a ver com o fato das mulheres serem as responsáveis pelo recebimento do Bolsa Família. De acordo com a presidente, “sem a mulher, não reduziríamos a extrema pobreza”.
De acordo com a presidenta, é preciso reconhecimento do Estado brasileiro da importância das mulheres para resolvermos as desigualdades. “Um pais que faz isso é porque reconhece o papel da mulher, sabe o valor da mulher, da camponesa – do campo e da floresta –, trabalhadora, para a criação do seu futuro e do seu presente”, afirma Rousseff.
Durante a cerimônia, representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinaram acordo para financiar cooperativas agrícolas, principalmente comandadas por mulheres.
- Encontro nacional de mulheres camponesas começa nesta segunda-feira (18) em Brasília
- 22 milhões de famílias brasileiras saem da situação de pobreza extrema
Com o tema "Na Sociedade que a Gente Quer, Basta de Violência contra a Mulher", cerca de três mil trabalhadoras rurais participam do evento. Nele, estão sendo debatidas, além da violência contra a mulher, a aceleração da reforma agrária, a titulação de terras e a produção agroecológica de alimentos. O 1º Encontro Nacional do Movimento de Mulheres Camponesas do Brasil acaba nesta quinta-feira (21), com uma marcha das participantes pela Esplanada dos Ministérios.
Fonte:
Ministério Desenvolvimento Social e Combate à Fome


