Obras da Arena Pernambuco já têm 90,1% de conclusão
20/02/2013 16:51 - Portal Brasil
O estádio receberá três partidas da Copa das Confederações e outras cinco da Copa do Mundo
A Arena Pernambuco fechou o mês de janeiro com 90,1% das obras concluídas, segundo informações da construtora responsável pelo projeto. O estádio de Recife, que será palco de três partidas da Copa das Confederações de 2013 e de outras cinco da Copa do Mundo de 2014, já está com a montagem das arquibancadas finalizada e com os assentos em fase de instalação.
A colocação das cadeiras do anel superior começou esta semana. Também foram iniciados os serviços de preparo do campo para receber a grama, com o rebaixamento e a drenagem do local. A previsão é de que a drenagem seja concluída em março. No início de abril, acontece o plantio da grama, que está sendo cultivada no Centro de Treinamento do Náutico e será transportada para a arena em sistema de rolos.
Entre os próximos passos do empreendimento está a montagem da cobertura, que deve ser finalizada ainda este mês, as intervenções de acabamento e a colocação do telão. Outra frente de trabalho é a implantação da usina de energia solar da Arena Pernambuco, que terá um megawatt (Mw) de potência, o equivalente ao consumo médio de seis mil brasileiros. O sistema é formado por painéis que captam a energia do sol e a convertem, com o auxílio de um inversor, em energia tradicionalmente usada em indústrias e residências.
“A construção acontece com diversas frentes trabalhando simultaneamente, uma das estratégias do Plano de Aceleração que reduziu o cronograma para entrega da obra visando a Copa das Confederações”, afirma Bruno Dourado, diretor da empresa responsável pelas obras.
O canteiro de obras conta com 4,6 mil operários, que trabalham em dois turnos para entregar a arena em abril, data prevista para a conclusão do projeto. O local terá capacidade para 46 mil pessoas, com 4,7 mil vagas de estacionamento.
A partida inaugural está marcada para o dia 14 de abril, conforme divulgado pelo governo do estado. O estádio está orçado em R$ 529,5 milhões, sendo R$ 397,1 milhões de financiamento federal.
Futebol no Brasil
O Brasil é conhecido como o País do futebol, sendo o único que esteve presente em todas as Copas do Mundo, e também o recordista em conquistas (cinco); seus jogadores são reconhecidos e admirados mundialmente; e as torcidas fanáticas enchem os estádios com muita festa e música.
Acredita-se que o esporte começou a ser praticado no Brasil em 1894, quando Charles Miller trouxe uma bola da Inglaterra. Naquela época, apenas os ricos e aristocratas jogavam, mas não demorou muito para que o esporte caísse no gosto popular.
Nos primeiros anos de profissionalismo, apenas jogadores brancos eram permitidos nas equipes. Muito por causa de os clubes terem sido fundados por estrangeiros e, lentamente os negros passaram a ser aceitos em outros clubes.
Apesar do que muita gente acredita, foi o Bangu, e não o Vasco da Gama, o pioneiro ao escalar o negro Francisco Carregal, em 1905. Mas o Vasco entrou para a história ao ser campeão carioca em 1923 com um time basicamente formado por operários de maioria negra e mestiça, desbancando de vez a elite branca.
Saiba mais sobre a história das copas na Linha do Tempo do Portal Brasil.
Fonte:
Portal da Copa
Portal Brasil


