Portal do Governo Brasileiro

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Página Inicial notícias Mais de 3,5 mil vagas serão oferecidas em cursos profissionalizantes na área rural

Mais de 3,5 mil vagas serão oferecidas em cursos profissionalizantes na área rural

01/03/2013 08:00 - Portal Brasil

O Pronatec Campo inicia as formações com jovens do estado do Pará

Tamires Kopp/Ministério do Desenvolvimento Agrário 30 mil vagas para jovens e adultos ligados ao meio rural até 2013 Ampliar
  • 30 mil vagas para jovens e adultos ligados ao meio rural até 2013

Com intuito de fortalecer a inclusão social na área rural e de manter, na agricultura, jovens, mulheres e agentes de assistência técnica e extensão rural, começa este ano, também no Pará, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no Campo (Pronatec Campo).

O número de vagas pactuadas até o momento, com a rede federal e estadual de educação e instituições de ensino profissionalizante é de 3.585 vagas. A relação completa dos cursos e das vagas, além da data do início das inscrições, serão divulgadas no mês de março.

O Pronatec Campo, que se destina a trabalhadores rurais, povos e comunidades tradicionais, além de assentados da reforma agrária, é fruto de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Ministério da Educação (MEC).

Voltado para o eixo de educação profissional e tecnológica, o programa também unifica o conhecimento científico e os saberes das comunidades e povos tradicionais. “A meta é investir na educação”, afirma Paulo Cunha, delegado federal do MDA no Pará.

“O programa busca a qualificação e formação diferenciada de jovens e adultos, tendo por eixo a educação para o campo. Somente por meio da educação e da assistência técnica poderemos garantir apoio à sucessão das famílias no campo”, reforça Paulo Cunha. 

Plano Safra

O Pronatec Campo está inserido no Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013, como estratégia voltada para a juventude rural. O programa tem como objetivo elevar a educação e qualificar a formação de jovens e adultos por meio da expansão, interiorização e democratização da oferta de cursos de educação profissional e tecnológica para a população brasileira. Para isso, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que, juntos, oferecerão 8 milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis, entre eles a juventude no campo, nos próximos quatro anos.

 

 

 

Fonte:

Ministério do Desenvolvimento Agrário

 

 

Avalie este conteúdo:
Não há avaliações
  • Delicious
  • Google
  • Twitter
  • Facebook
  • Myspace
  • Microsoft
  • Yahoo
  • Digg
  • Technorati
Enviar para um amigo

© 2010 Portal Brasil - Desenvolvido em Software Livre

Imagem de fundo: Arte do Portal Brasil Hospedado no Serpro