Mais de 3,5 mil vagas serão oferecidas em cursos profissionalizantes na área rural
01/03/2013 08:00 - Portal Brasil
O Pronatec Campo inicia as formações com jovens do estado do Pará
- 30 mil vagas para jovens e adultos ligados ao meio rural até 2013
Com intuito de fortalecer a inclusão social na área rural e de manter, na agricultura, jovens, mulheres e agentes de assistência técnica e extensão rural, começa este ano, também no Pará, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no Campo (Pronatec Campo).
O número de vagas pactuadas até o momento, com a rede federal e estadual de educação e instituições de ensino profissionalizante é de 3.585 vagas. A relação completa dos cursos e das vagas, além da data do início das inscrições, serão divulgadas no mês de março.
O Pronatec Campo, que se destina a trabalhadores rurais, povos e comunidades tradicionais, além de assentados da reforma agrária, é fruto de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Ministério da Educação (MEC).
Voltado para o eixo de educação profissional e tecnológica, o programa também unifica o conhecimento científico e os saberes das comunidades e povos tradicionais. “A meta é investir na educação”, afirma Paulo Cunha, delegado federal do MDA no Pará.
“O programa busca a qualificação e formação diferenciada de jovens e adultos, tendo por eixo a educação para o campo. Somente por meio da educação e da assistência técnica poderemos garantir apoio à sucessão das famílias no campo”, reforça Paulo Cunha.
Plano Safra
- Saiba mais sobre Educação no Portal Brasil
- Saiba mais sobre o Pronatec
- Mais de 5 mil alunos de ensino técnico rural se formam nesta quarta (19) no Tocantins
- Programa destinado à formação de trabalhadores já tem mais de 63 mil inscritos
- Plano Safra da Pesca irá incentivar produção e comercialização de pescado
- Plano que investirá R$ 4,1 bi na produção de pescado será lançado nesta quinta-feira (25)
O Pronatec Campo está inserido no Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013, como estratégia voltada para a juventude rural. O programa tem como objetivo elevar a educação e qualificar a formação de jovens e adultos por meio da expansão, interiorização e democratização da oferta de cursos de educação profissional e tecnológica para a população brasileira. Para isso, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que, juntos, oferecerão 8 milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis, entre eles a juventude no campo, nos próximos quatro anos.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário


