Brasil sedia iniciativa mundial de combate à pobreza
05/03/2013 17:05 - Portal Brasil
Objetivo é partilhar conhecimentos sobre políticas públicas bem-sucedidas
O Brasil vai sediar a Iniciativa de Conhecimento e Inovação para a Redução da Pobreza, um banco de experiências que vai permitir o estudo e a partilha internacional de políticas públicas e tecnologias sociais bem-sucedidas.
O projeto foi lançado em Brasília, nesta terça-feira (5), em acordo assinado pelo presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, pelo diretor do Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (IPC-Pnud), Jorge Chediek, e pelo presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcelo Neri.
A iniciativa será dividida em três etapas. A primeira servirá como um repositório de conhecimento, reunindo informações sobre a implementação do Brasil sem Miséria e do Programa Bolsa Família (PBF).
A segunda etapa se refere à análise e ao aprendizado de instrumentos, como as avaliações e os estudos de caso, que permitem abordagens multidisciplinares na implementação da política. Segundo Jim Yong Kim, essa fase irá examinar as especificidades que envolvem as ações. Na terceira etapa haverá a busca de soluções para os problemas de implementação, considerando experiências relatas por profissionais brasileiros e estrangeiros.
Jim Yong Kim afirmou que a iniciativa reconhece o Brasil como um líder global na redução da pobreza e da desigualdade. Kim destacou ainda que o percentual de pessoas na extrema pobreza no País caiu de aproximadamente 20%, no início da década de 1990, para cerca de 7% nos últimos anos.
O presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, ressalta que empresas de alto desempenho se destacam pela forma como atendem às expectativas de seus clientes ao entregar bens e serviços, mas essa capacidade também é crucial para o setor público, como parte de seu contrato social com os cidadãos.
Bolsa Família
O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País. Ele integra o Plano Brasil Sem Miséria, que tem como foco de atuação os 16 milhões de brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$ 70 mensais, e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos.
O Bolsa Família possui três eixos principais focados na transferência de renda, condicionalidades e ações e programas complementares. A transferência de renda promove o alívio imediato da pobreza. As condicionalidades reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social. Já as ações e programas complementares objetivam o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade.
Fonte:
Ipea
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Com informações da Agência Brasil


