Seminário debate papel dos meios de comunicação na formação de crianças e adolescentes
06/03/2013 15:25 - Portal Brasil
O evento começa nesta quarta-feira (06) em Brasília (DF) e reunirá especialistas e donos de empresas de comunicação
- Crianças têm seus direitos garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente
Com a finalidade de debater sobre o respeito à liberdade de expressão e a atuação responsável das empresas do setor de comunicação, o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Justiça, a Secretaria de Direitos Humanos e a Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi) promovem, a partir desta quarta-feira (6) até a sexta-feira (8), em Brasília (DF), o Seminário Internacional Infância e Comunicação: Direitos, Democracia e Desenvolvimento.
O evento contará com 250 especialistas de diversos países - entre representantes de governos, parlamentos, organismos de cooperação internacional, empresas de comunicação, centros de pesquisa e organizações da sociedade civil - que irão discutir as diferentes formas pelas quais os meios de informação e comunicação impactam os processos de desenvolvimento - tanto do ponto de vista da inclusão social quanto da sustentabilidade - bem como a crescente influência da mídia sobre as sociedades contemporâneas, que tem reflexos especialmente marcantes sobre as condições de socialização e formação de crianças e adolescentes.
Ao longo desses três dias, diversos experts no assunto debaterão com o público, dentre eles, Frank de la Rue, que é relator das Nações Unidas para a Liberdade de Opinião e Expressão e falará, na quinta-feira (7), na mesa sobre Classificação Indicativa. Na mesma data será debatido o tema Os Desafios das Novas Mídias: Inclusão Digital e Proteção da Infância.
Já na sexta-feira (8), às 8h30, acontecerá o debate Qualidade da Informação e Autorregulação: Desafios para o Século XXI, que terá a presença de Eugênio Bucci, da revista Epoca; Chris Elliott Ombudsman do jornal The Guardian; e Suzana Singer, Ombudsman do jornal Folha de S.Paulo; dentre outros nomes de destaque. No período da tarde, às 14h, será o tema Publicidade Dirigida à Infância: Desenvolvimento Sustentável e Padrões de Consumo. Uma das participantes dessa mesa é Susan Linn, diretora da Campanha por uma Infância Livre de Consumo dos Estados Unidos.
- Leia o Estatuto da Criança e do Adolescente
- Saiba mais sobre Classificação Indicativa
- As Câmaras Setoriais de Cultura são formadas por entidades do governo e integrantes das cadeias produtivas e criativas
- Defesa dos direitos humanos quer tirar do ar quadros apelativos da televisão
- Campanha Não se Engane alerta os pais sobre classificação indicativa de programas
- Rádios de todo País divulgam campanha de Classificação Indicativa
De acordo com o secretário executivo da Andi, Veet Vivarta, responsável pela organização do seminário, no Brasil há uma defasagem muito grande no que se refere ao marco legal no campo das comunicações. Em sua avaliação, a troca de experiências com outros países pode ajudar o Brasil a avançar no tema, garantindo o equilíbrio entre o respeito às liberdades de expressão e de informação e a proteção dos direitos humanos de crianças e adolescentes.
O seminário faz parte ainda do projeto de cooperação técnica Liberdade de Expressão, Educação para Mídia, Comunicação e os Direitos da Criança e do Adolescente, desenvolvido pela SNJ, com a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Também fazem parte da organização do evento a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNPDCA) e o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), além de contar com o patrocínio da Petrobras e apoio da Fundação Ford.
Veja a programação completa dos três dias de seminário.
Fonte:
Ministério da Justiça (release)
Andi
Com informações da Agência Brasil


