http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2013/03/07/programa-contribui-para-economia-de-9-milhoes-de-mwh-em-2012

O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) registrou, em 2012, a economia de consumo de energia elétrica de 9 milhões de MWh, o melhor resultado em cinco anos, equivalente a uma usina de 2.160 MW. Trata-se de energia suficiente para atender, durante um ano, 4,77 milhões de residências com o padrão de consumo mensal médio brasileiro.
Os reflexos ambientais também foram significativos: as emissões de gases de efeito estufa evitadas pela economia proporcionada, ano passado, pelos subprogramas em que se divide o Procel alcançaram 624 mil toneladas de CO2, o equivalente às emissões de 214 mil veículos em um ano.
Os números resultam do compromisso da Eletrobras, gestora do Procel, com ações de racionalização do consumo de energia elétrica e combate ao desperdício, segundo a superintendente de Eficiência Energética da Eletrobras, Renata Leite Falcão. “Na Semana Mundial da Eficiência Energética, todos refletimos sobre a nossa participação na construção de um mundo mais limpo, sem desperdícios de energia, e na melhoria da qualidade de vida. É um exercício de cidadania”, afirma.
Dos subprogramas em que o programa é dividido, o mais consolidado é o Selo Procel, que hoje está presente em 36 categorias de equipamentos. Em 2012, foram vendidos 44 milhões de equipamentos com o Selo, que orienta o consumidor no ato da compra, indicando os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria, o que representará economia na conta de luz. “O Selo Procel estimula a fabricação e a comercialização de produtos mais eficientes, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e a preservação do meio ambiente”, destaca Renata.
Fonte: