Seminário em Brasília (DF) marca o Dia Mundial da Água, 22 de março
20/03/2013 17:50 - Portal Brasil
Neste ano a data será lembrada com seminários para discutir os problemas hídricos
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 1,1 bilhão de habitantes não têm acesso à água tratada e cerca de 1,6 milhão de pessoas morrem no mundo todos os anos em razão de problemas de saúde decorrentes da falta desse recurso.
Para debater este e outros assuntos a Agência Nacional de Águas (ANA), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e as Secretarias de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e de Cultura do Governo do Distrito Federal vão promover o seminário Água, Comunicação e Sociedade no Ano Internacional de Cooperação pela Água.O evento acontecerá em Brasília (DF) nesta sexta-feira (22), Dia Mundial da Água.
Aberto a todos os interessados, o seminário reúnirá especialistas e comunicadores em um espaço aberto para troca de experiências e debates, com o objetivo de divulgar como é feita a gestão dos recursos hídricos no Brasil, dar visibilidade a ações de cooperação e mobilização para ações que envolvem a boa gestão e o uso sustentável da água e envolver a sociedade nas discussões sobre o crescente desafio para garantir água em quantidade e qualidade a todos.
Em dezembro de 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2013 o Ano Internacional das Nações Unidas da Cooperação pela Água e designou a Unesco para coordenar as ações.
Assuntos Estratégicos
A Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE/PR) participa da iniciativa e debaterá o aumento na demanda de recursos hídricos em função da ampliação da classe média no Brasil e no mundo.
Água no Brasil
O País possui 12% das reservas de água doce disponíveis no mundo, sendo que a Bacia Amazônica concentra 70% desse volume. O restante é distribuído desigualmente para atender a toda população brasileira. O Nordeste possui menos de 5% das reservas e grande parte da água é subterrânea, com teor de sal acima do limite aceitável para o consumo humano.
Fonte:
ANA
Secretaria de Assuntos Estratégicos


