Portal do Governo Brasileiro

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Página Inicial notícias Brasil é líder em reciclagem de embalagens de agrotóxicos

Brasil é líder em reciclagem de embalagens de agrotóxicos

25/03/2013 17:20 - Portal Brasil

Em comparação a 2011, houve crescimento de 9% no percentual de reciclagem em 2012  


Nos últimos 13 anos o País reciclou mais de 246 mil toneladas de embalagens. Atualmente, o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), ONG responsável pela destinação final do material, recolhe 94% do total descartado. Somente em 2012, foram encaminhadas 37.379 toneladas. A expectativa para 2013 é destinar 40 mil toneladas de embalagens vazias.

De acordo com o coordenador de Agrotóxicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luís Eduardo Rangel, o principal objetivo é dar a destinação correta para as embalagens vazias dos agrotóxicos e diminuir o risco para a saúde das pessoas e de contaminação do meio ambiente. “A fiscalização é rígida pelas leis de agrotóxicos e de crimes ambientais. As multas podem chegar a R$ 20 mil no caso de não cumprimento da legislação”, alerta.

Os estados líderes na devolução de recipientes de agrotóxicos, segundo o Inpev, são Mato Grosso, Paraná, São Paulo e Goiás. De janeiro a dezembro de 2012, os produtores rurais do Mato Grosso devolveram 8,6 mil toneladas (t) de embalagens vazias de agrotóxicos. No Paraná, no mesmo período, foram recolhidas 4,8 mil t, em São Paulo 3,7 mil t e em Goiás foram 3,5 mil t. Os países que mais encaminharam para destinação final, neste mesmo período, foram Alemanha (76%) Canadá (73%) França (66%) Japão (50%) Polônia (45%) Espanha (40%) Austrália (30%) e Estados Unidos (30%).

 

Divulgação / Governo do MS Brasil recicla 80% das embalagens de agrotóxicos enquanto outros países conseguem alcançar 75% Ampliar
  • Brasil recicla 80% das embalagens de agrotóxicos enquanto outros países conseguem alcançar 75%

Legislação

As embalagens de agrotóxicos são recolhidas desde 2002. A nova legislação federal determina a responsabilidade da destinação final de embalagens vazias para o agricultor, o fabricante e o revendedor. Antes da legislação, as embalagens eram enterradas ou queimadas, de acordo com a nova regra, o produtor deve lavá-las e perfurá-las para evitar a reutilização. Esse recipiente pode ficar armazenado na propriedade por no máximo um ano. O revendedor tem a obrigação de indicar os postos de recolhimento na nota fiscal e o fabricante de recolher e dar a destinação final ao material.

 

Meio ambiente

O estudo feito pelo Inpev mostra que desde a criação do Sistema Campo Limpo, 250 mil toneladas de dióxido de carbono deixaram de ser emitidas no meio ambiente.

As unidades responsáveis pelo reaproveitamento do material produzem outros 20 tipos de produtos, como tubos para fiação, para cabos subterrâneos e tubos para irrigação. 

Com a reutilização, a maior parte das embalagens destinadas à reciclagem é transformada em novas embalagens utilizadas pelos próprios fabricantes de agrotóxicos e defensivos.

 

Fonte: 

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

  • Delicious
  • Google
  • Twitter
  • Facebook
  • Myspace
  • Microsoft
  • Yahoo
  • Digg
  • Technorati
Enviar para um amigo

© 2010 Portal Brasil - Desenvolvido em Software Livre

Imagem de fundo: Arte do Portal Brasil Hospedado no Serpro