Portal do Governo Brasileiro

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Página Inicial notícias País oferece 863 mil vagas em cursos técnicos para população em extrema pobreza

País oferece 863 mil vagas em cursos técnicos para população em extrema pobreza

25/03/2013 16:36 - Portal Brasil

Candidatos aos cursos de capacitação profissional devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social mais próximo de sua residência para se inscrever

 
Divulgação/Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Vagas do Pronatec Brasil sem Miséria para o ano de 2013 Ampliar
  • Vagas do Pronatec Brasil sem Miséria para o ano de 2013

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec - Brasil Sem Miséria) oferece, este ano, 863 mil vagas para pessoas em situação de extrema pobreza. Com isso, a oferta de cursos passará para mais de 1,1 milhão. No ano passado, o programa teve 266,7 mil inscritos.

No total, existem vagas abertas para 448 cursos diferentes, em 2.034 cidades de todo o País. Entre eles, curso para auxiliar administrativo, eletricista, manicure e pedicuro, pedreiro, operador de computador, montagem e manutenção de computadores, almoxarife, instalador predial de baixa tensão e auxiliar de pessoal.

De acordo com o diretor de Inclusão Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Luiz Müller, o trabalho dos municípios é fundamental para que as pessoas extremamente pobres tenham acesso aos cursos. “Em cada município, a assistência social tem um papel muito importante no processo de mobilização para acessar as vagas.” As prefeituras podem aderir ao programa a qualquer momento.

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é responsável pela articulação entre o Sistema S - Senai, Sesi, Senac, Sesc, Sest e Senar, escolas técnicas e empresários para definir os postos de trabalho disponíveis no município.

“Cada município tem sua particularidade. Há oportunidades especificas de emprego em cada um. Com o Brasil Sem Miséria, passamos a olhar localmente a demanda de mão de obra e conseguimos detectar possibilidades de inclusão produtiva das pessoas nesses mercados específicos”, destaca Müller.

Segundo o diretor, a cada trimestre o governo fará um processo de repactuação, com objetivo de identificar novos mapas de oportunidades e especificidades locais. Isso pode resultar na abertura de mais vagas.

 

Pronatec

O Programa Nacional de Acesso Técnico e Emprego Brasil Sem Miséria, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), coordena a oferta de vagas de qualificação profissional para população em situação de extrema pobreza no País.

São cursos de formação inicial e continuada, voltados para a inserção no mercado de trabalho, com duração mínima de 160 horas. Os cursos são ofertados em instituições de reconhecida qualidade no ensino técnico e tecnológico, como as unidades do sistema nacional de aprendizagem (Senac e Senai) e a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A oferta é gratuita e os beneficiários recebem alimentação, transporte e todos os materiais escolares.

A execução do programa é desenvolvida junto às prefeituras municipais, por meio da assistência social, que se responsabilizam pela mobilização dos beneficiários, pré-matrícula e acompanhamento dos alunos, e conta com o apoio dos governos estaduais. A meta do Plano Brasil sem Miséria é capacitar um milhão de pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) até o ano de 2014.

Atualmente, as mulheres representam cerca de 70% de alunos desta modalidade do programa. No primeiro ano do Brasil Sem Miséria, completado em junho de 2011, o programa ofereceu vagas em cerca de 190 cursos em 877 municípios de todo o País.

Os cursos mais procurados pelo público do Pronatec são auxiliar administrativo, operador de computador, eletricista instalador predial de baixa tensão, recepcionista e costureiro.

 

Como participar

Para participar do Pronatec Brasil Sem Miséria é preciso ter, no mínimo, 16 anos e estar cadastrado ou em processo de cadastramento no CadÚnico, mesmo que o candidato não seja beneficiário do Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O interessado deve procurar o Cras de seu município ou a Secretaria de Assistência Municipal.

Clique aqui para localizar o endereço do Cras mais próximo.

 

 

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

  • Delicious
  • Google
  • Twitter
  • Facebook
  • Myspace
  • Microsoft
  • Yahoo
  • Digg
  • Technorati
Enviar para um amigo

© 2010 Portal Brasil - Desenvolvido em Software Livre

Imagem de fundo: Arte do Portal Brasil Hospedado no Serpro