Mutirão beneficia pacientes que necessitam de cirurgia ortopédica
01/04/2013 17:20 - Portal Brasil
O objetivo é realizar nesta semana cerca de 40 cirurgias. Os mutirões de quadril, coluna e de tumor já beneficiaram 165 pacientes
Nesta segunda-feira (1º), o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), iniciou o quarto mutirão de cirurgias que vai beneficiar cerca de 40 crianças e adolescentes que possuem diferentes tipos de doenças ortopédicas. A ação acontece até a próxima sexta-feira (5).
Neste mutirão, serão operados pacientes de 2 a 15 anos com doenças graves, como as que afetam o sistema neuromuscular, além de síndromes e diversas deformidades ortopédicas congênitas, como o pé torto. “Esperamos dar mais agilidade ao atendimento e proporcionar um tratamento mais precoce aos nossos pacientes”, adianta o chefe do Centro Ortopédico Pediátrico do Into, Pedro Henrique Mendes.
Cirurgias
Em fevereiro, 107 pacientes que necessitavam de colocação de prótese no quadril foram beneficiados. No mesmo mês, o mutirão de coluna operou 30 pacientes com escoliose, a maioria adolescente. E em março, o instituto conseguiu zerar a fila de tumor ósseo com a realização de 28 cirurgias.
A iniciativa faz parte de um conjunto de medidas determinadas pelo Ministério da Saúde para ampliar a capacidade de atendimento do Into e reduzir o tempo de espera por cirurgias ortopédicas no Rio de Janeiro.
Dados
Em dezembro de 2012, milhares de pessoas fizeram fila na porta do hospital para conseguir uma senha de atendimento. O Ministério da Saúde então mudou o esquema de atendimento que, desde janeiro, é feito somente pelo telefone (21) 2134-5000.
A área ambulatorial do Into conta com 60 salas de atendimentos para todas as especialidades ortopédicas. São feitas cerca de 300 mil consultas por ano, segundo o instituto.
Fonte:
Ministério da Saúde
Portal Brasil


