Portal do Governo Brasileiro

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Página Inicial notícias Curso para jovens indígenas ressalta a importância do conhecimento político

Curso para jovens indígenas ressalta a importância do conhecimento político

03/04/2013 16:05 - Portal Brasil

O curso acontece até a próxima sexta-feira (5) e tem como objetivo debater a participação política da juventude indígena

Cerca de 60 jovens indígenas do País estão reunidos em Brasília (DF), para participarem da Oficina de Formação Política para Jovens Indígenas. O encontro tem o objetivo de oferecer  aos participantes conhecimentos sobre a questão política em geral como o que são, por exemplo, as Projetos de Emenda Constitucional  (PECs) e Projetos de Lei (PLs) e como funciona o Congresso Nacional, sobre marcos nacionais como a Constituição de 1988, a Política Nacional de Atenção à Saúde Indígena, Políticas Setoriais para as Culturas Indígenas, além de marcos internacionais como a Declaração Universal dos Direitos dos Povos Indígenas e a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho.

Foto: Mário Vilela/ Funai Ampliar
  • Foto: Mário Vilela/ Funai

O encontro conta com a presença de jovens índios de várias etnias, entre elas, Tupinikim, Tuxá, Tikuna e Karajá. A atividade, que segue até a próxima sexta-feira (5). 

Para o secretário Nacional de Articulação de Articulação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República, Paulo Maldos, a Constituinte de 1988 foi um marco no movimento das lideranças indígenas. "Foi com a sua promulgação que se deu uma relação de mais respeito aos territórios e culturas desse povo", afirmou. 

Segundo ele, 14% do território nacional é formado por terras indígenas e a população indígena, atualmente, é de 860 mil habitantes. "Esse movimento de jovens indígenas é fundamental para a construção de um novo pacto em defesa do respeito à cidadania e diversidade das comunidades indígenas", observou.

Representando a Organização Internacional do Trabalho (OIT) Lais Abramo destacou a importância da Oficina "num momento em que questões relevantes estão sendo discutidas". "A OIT acredita que o diálogo social é o caminho para as discussões das ideias. E o direito dos povos indígenas é justiça social".

Renato Tupinikin, da Comissão Nacional da Juventude Indígena, espera que a atividade proporcione mais interação e articulação das lideranças jovens indígenas. “Queremos deixar os jovens informados e capacitados para defender a nossa luta e os nossos direitos. Não somos futuras lideranças, somos lideranças do presente. Podemos fortalecer uns aos outros, a nossa luta é a mesma”, compartilhou. 

Para os líderes indígenas presentes na Oficina, o momento é muito importante, pois forma as lideranças com um espírito coletivo, com um olhar e despertar inédito para os seus direitos e assuntos políticos. 

“Temos uma realidade complicada, mas nunca tivemos um momento tão propício para lutar, pressionar e mobilizar. Precisamos saber agir e precisamos agir. Essa capacitação acontece em um momento muito oportuno para compreendermos a atual situação e momento político. Precisamos ampliar e consolidar essa rede de parcerias. A juventude tem muito a somar e a contribuir com o movimento indígena como um todo, mas temos que ter o cuidado de somente somar, e não dividir”, afirmou a vice-coordenadora da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, Sônia Guajajara.

 

Fontes:

Secretaria-Geral da Presidência da República
Ministério da Cultura

 

 
  • Delicious
  • Google
  • Twitter
  • Facebook
  • Myspace
  • Microsoft
  • Yahoo
  • Digg
  • Technorati
Enviar para um amigo

© 2010 Portal Brasil - Desenvolvido em Software Livre

Imagem de fundo: Arte do Portal Brasil Hospedado no Serpro