http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2013/04/08/aumenta-a-oferta-de-creches-em-sao-paulo

Portal do Brasil

Aumenta a oferta de creches em São Paulo

Em São José dos Campos (SP) quase cinco mil crianças serão beneficiadas com o programa Creche para Todos

Com o lançamento do programa Creche para Todos, da prefeitura de São José dos Campos (SP), será ampliada a oferta de vagas em

Divulgação / EBC No total, quase cinco mil crianças serão beneficiadas Ampliar
  • No total, quase cinco mil crianças serão beneficiadas

creches e pré-escolas do município a partir da reestruturação da rede e parcerias com o Ministério da Educação. No total, quase cinco mil crianças serão beneficiadas.

Serão dez unidades construídas na cidade, que fazem parte do programa de creches do governo federal. Cabe às prefeituras a contrapartida da entrega do terreno, com o planejamento em infraestrutura de água, energia e esgoto.

“A creche é evidentemente muito importante para as mães que trabalham, mas é ainda muito mais importante para o desenvolvimento intelectual da criança, que nessa fase recebe os estímulos decisivos para a vida educacional futura”, apontou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Desafio

Atualmente, aumentar o número de crianças com acesso à educação infantil e à aprendizagem no processo de alfabetização são ações no centro das políticas do MEC.

Além do apoio à construção de novas creches, o governo aumentou em 67% o valor destinado à merenda nesse nível de ensino. Em complemento, entre as ações decisivas para enfrentar a questão está ainda o Pacto Nacional pela Alfabetização.

“Estamos concedendo bolsas adicionais de R$ 200,00 aos professores alfabetizadores, assim como temos 15 mil monitores recebendo auxílio de R$ 750,00 para trabalhar prioritariamente na alfabetização. E vamos avaliar todas as crianças de sete e oito anos para  verificar se, de fato, elas estão aprendendo a ler e escrever”, finaliza o ministro Mercadante.

Crianças na creche

O percentual de crianças de zero a três anos matriculadas vem aumentando consideravelmente nos últimos anos, passando de 9,4% em 2000 para 23,6% em 2010, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

 

Fonte:

Ministério da Educação