Violações aos direitos da população cigana podem ser denunciados pelo Disque 100
09/04/2013 15:00 - Portal Brasil
As principais reclamações das comunidades ciganas estão relacionadas à falta de valorização de sua cultura, além da ausência de legislações e normativas que assegurem o livre trânsito dos ciganos entre os municípios brasileiros
- Medidas irão promover a valorização da cultura cigana e o combate à violação de direitos
O serviço de denúncias contra os direitos humanos - Disque 100 - passará a acolher, também, denúncias de violações aos direitos da população cigana. A deliberação é resultado de uma reunião entre gestores públicos e lideranças de comunidades ciganas, que aconteceu nesta terça-feira (9), em Brasília (DF).
O Disque 100, coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), irá reunir as denúncias e encaminhá-las aos órgãos competentes para a devida apuração. Entre as principais violações a serem combatidas está o desrespeito aos seus costumes.
A SDH/PR e a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) manterão uma parceria para apurar os casos e a Seppir irá instalar um núcleo específico para receber este tipo de denúncia.
O desconhecimento da cultura e dos valores ciganos, explicou a ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, é o principal responsável pelo preconceito que essas pessoas enfrentam no Brasil e no mundo. “Em função do preconceito, o Brasil esta perdendo a oportunidade de conhecer uma cultura tão rica quanto a dos povos ciganos. Vamos todos trabalhar juntos para superarmos essa situação e assegurar direitos básicos à população cigana”, destacou.
Mutirão de documentação básica
Uma outra medida também foi acordada na reunião: a realização de mutirões específicos de documentação. A necessidade desta ação foi apresentada pelos líderes comunitários e envolverá a participação de diversos órgãos públicos federais, estaduais e municipais, no mesmo molde dos que mutirões realizados em comunidades indígenas.
Plano de Ações
Durante o encontro, foi anunciado que o governo federal irá implementar uma série de medidas com foco na população cigana, incluindo um Plano de Ações para as Comunidades Tradicionais.
O Plano irá listar atribuições em saúde e educação, incluindo a elaboração de material didático sobre a cultura cigana, para ser distribuído nas escolas públicas. Já o Ministério da Saúde esta produzindo uma cartilha sobre as comunidades tradicionais e o Ministério da Cultura estuda ações de valorização da cultura cigana.
Fonte:
Secretaria de Direitos Humanos


