Inscrições abertas para bolsa para formação em artes circenses
09/04/2013 18:49 - Portal Brasil
Os selecionados farão o Curso Básico de Artes Circenses da Escola Nacional de Circo, no Rio de Janeiro
- Podem participar da seleção brasileiros com idade entre de 18 a 25 anos, completados até 4 de agosto de 2013
A Fundação Nacional de Artes (Funarte) está com inscrições abertas para a Bolsa Funarte para Formação em Artes Circenses 2013. Até 24 de maio, estudantes de todo o Brasil podem se candidatar a uma das 50 bolsas, no valor de R$ 20 mil cada. Com duração de dez meses, o curso terá início em 5 de agosto de 2013. A portaria que institui o edital foi publicada no Diário Oficial da União, nesta terça-feira (9).
Podem participar da seleção brasileiros com idade entre de 18 a 25 anos, completados até 4 de agosto de 2013. Para a inscrição, os candidatos devem enviar um DVD contendo gravação em vídeo das habilidades específicas descritas no anexo 1 do edital. Os projetos inscritos serão analisados por uma comissão, formada por professores e técnicos da Escola Nacional de Circo. Os 50 primeiros colocados na segunda etapa do processo seletivo, respeitando a regionalidade, serão submetidos à demonstração presencial para comprovação das habilidades gravadas no DVD.
Com este edital, a Funarte pretende ampliar a formação em artes circenses na Escola Nacional de Circo e a federalização de suas ações, fomentando a cadeia produtiva do circo, na área da formação, ampliando o quadro de alunos da referida escola com jovens das diferentes regiões do país.
Escola Nacional de Circo
Única instituição de ensino diretamente mantida pelo Ministério da Cultura, a Escola Nacional de Circo realiza cursos regulares de formação e reciclagem de artistas. Ao se estabelecer como legítimo espaço cultural circense, a escola cria meios de preservar e difundir a tradição milenar dessa arte. Aberta à reflexão e à experimentação, contribui também para a renovação da linguagem do circo.
Criada em 1982 pelo circense Luís Olimecha e por Orlando Miranda, a ENC reúne em seu corpo docente, profissionais com mais de trinta anos de carreira artística. Alguns deles oriundos da equipe que fundou a instituição. Atualmente, mantém 200 alunos matriculados e oferece aulas em dois turnos. A admissão é realizada por concurso público.
A Escola Nacional de Circo abriga uma lona moderna de quatro mastros, com capacidade para três mil espectadores. Também há no espaço salas de aula, dança e musculação, fisioterapia, refeitório e oficinas para confecção e conserto de aparelhos.
Fonte:


