Feira Internacional de Defesa e Segurança apresenta principais projetos brasileiros na área
09/04/2013 10:55 - Portal Brasil
Durante toda a semana, os visitantes poderão conhecer detalhes da construção dos submarinos movidos à propulsão nuclear e sobre o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras
A partir desta terça-feira (9), acontece na cidade do Rio de Janeiro, a 9 ª edição da Feira Internacional de Defesa e Segurança, Laad Defence & Security. Durante o evento serão expostos os principais projetos estratégicos da Defesa Nacional, detalhes da construção dos submarinos convencionais e à propulsão nuclear desenvolvidos pela Marinha em Itaguaí (RJ).
Os visitantes também poderão saber mais sobre o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), cujo projeto-piloto vem sendo implementado pelo Exército em Ponta Porã (MS), e sobre o KC-390, um novo modelo de aeronave de transporte militar projetado pela Força Aérea. Os projetos estratégicos são desenvolvidos em sua maioria com base em tecnologias nacionais.
O evento ocorre em um momento importante, que o governo vem tomando medidas de apoio à tecnologia e à indústria brasileira de defesa, como o submarino nuclear. A Lei de Produtos de Defesa (12.598/2012), regulamentada na semana passada, também vai contribuir para o bom resultado da feira, já que a medida dá apoio às empresas nacionais que investirem em tecnologia e produtos brasileiros na área de defesa.
A feira que vai até sexta-feira (12), está montado no Riocentro para receber, essa que é, a maior feira do setor de Defesa e Segurança da América Latina. Mais de 700 empresas montaram estandes no local – cerca de 170 delas são brasileiras.
Acordos e projetos
Para o ministro da Defesa, Celso Amorim, a feira deve marcar uma série de importantes acordos e projetos para o Brasil. Está em andamento, por exemplo, a assinatura do projeto de construção em conjunto de um avião treinador básico pelos países que integram a União das Nações Sul-americanas (Unasul). Também estão em negociação a venda de caças Super Tucanos da Embraer para o Senegal. Este será o quarto país africano a comprar Super Tucanos. Os encontros irão acontecer no gabinete do estande que o Ministério da Defesa montou dentro da feira.
Amorim também participa da cerimônia de assinatura do Estatuto Consultivo do Projeto do Avião de Treinamento Básico da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), no estande da Unasul no Riocentro. Esse projeto é importante porque contribui para formar uma base industrial de defesa para toda a América do Sul. O Brasil também tem projetos conjuntos de navios patrulha com o Peru e com a Colômbia.
Exposição
Os visitantes encontrarão no evento tecnologias de ponta para operação militar, aeroespacial, naval, comunicação e informação, segurança pública e corporativa; como veículos blindados, vants (veículos aéreos não tripulados), dispositivos de proteção, aeronaves, embarcações militares e sistemas integrados de comando e controle.
Também serão destaque o Space Zone, que concentrará a indústria espacial e os órgãos governamentais do setor, e uma área dedicada a Treinamento & Simulação.
A Laad ocupará nesta edição três pavilhões no Riocentro, com uma nova configuração física. O comandante de cada uma das Forças Armadas terá um gabinete central em cada pavilhão e, ao seu redor, os fornecedores locais e internacionais daquele segmento. A localização das Forças ficou dividida da seguinte forma: a Marinha estará no pavilhão 2, o Exército no pavilhão 3 e a Força Aérea Brasileira no pavilhão 4.
Veja mais informações sobre o encontro no site www.laadexpo.com.br
Serviço
Evento: LAAD Defence & Security 2013
Local: Riocentro, Rio de Janeiro - RJ
Datas e horários: 9, 10 e 11 de abril: das 10 às 18 horas
12 de abril: das 10 às 17 horas
Website: Laad
Credenciamento de visitantes à exposição:
Entrada franca somente para profissionais do setor
Fontes:
Ministério da Defesa
com informações do Portal do Planalto


