Projetos de pesquisa voltados para a ciência receberão financiamento de R$ 170 milhões
09/04/2013 16:19 - Portal Brasil
Os participantes devem encaminhar os projetos para o CNPq até o dia 23 de maio
Projetos de pesquisa voltados para o desenvolvimentos científico e tecnológico do País, em qualquer área de pesquisa, receberão recursos no valor de R$ 170 milhões financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A chamada, lançada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação nesta terça-feira (9), prevê a destinação mínima de 30% dos recursos para projetos vinculados a instituições sediadas nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste, incluindo as respectivas áreas de abrangência das Agências de Desenvolvimento Regional.
As propostas voltadas à área de Petróleo e Gás Natural, destinadas a concorrer por recursos exclusivos do fundo setorial CT-Petro, deverão obrigatoriamente declarar a aderência a este fundo.
Os interessados devem encaminhar os projetos para cadastro no site do CNPq, na Plataforma Carlos Chagas, até o dia 23 de maio. A previsão é que a divulgação dos resultados e o início da implementação das propostas aprovadas ocorram a partir de agosto. O prazo máximo para execução dos projetos será de 36 meses, exceto aqueles que contarem com prorrogação aprovada pelo CNPq.
Financiamento
Os projetos deverão considerar uma das três modalidades de financiamento disponíveis na chamada universal. A Faixa A destina-se exclusivamente a pesquisadores que obtiveram o título de doutor, a partir de 2006, inclusive Bolsistas (BJT), do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF).
A Faixa B é voltada, exclusivamente, para bolsistas de Produtividade em Pesquisa (PQ), categoria 2, Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT), também na categoria 2, além dos pesquisadores que não possuem bolsas destas modalidades, em qualquer categoria.
Já a concorrência na Faixa C é livre. Ocasionalmente, recursos não utilizados por uma das faixas poderão ser alocados para projetos das outras faixas disponíveis. O proponente poderá apresentar apenas um projeto para uma das faixas descritas acima. Nesta chamada não será permitida a concessão de auxílio a pesquisadores que ainda tenham projetos de Chamadas Universais vigentes.
Fonte:
CNPq


