Campanha incentiva o uso de software legalizado no mercado brasileiro
10/04/2013 14:30 - Portal Brasil
Objetivo da iniciativa é combater a concorrência desleal e fomentar a competitividade nacional
- Ao usar um software pirata, a empresa se beneficia ilegalmente em prejuízo dos seus competidores
A Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes) realiza a Campanha Empreendedor Legal com o objetivo de combater a concorrência desleal e fomentar a competitividade nacional, explorando a importância do uso do software legalizado entre os empresários brasileiros de qualquer segmento e o respeito à propriedade intelectual.
A mensagem da campanha – “Alguns erros estão na cara. Outros não” – traça um paralelo com o jogo dos sete erros, enfatizando que é fácil esconder algumas práticas de concorrência desleal como, por exemplo, a pirataria de software. Ao usar um software pirata, a empresa se beneficia ilegalmente em prejuízo dos seus competidores, contribui para o aumento do desemprego e ainda prejudica o crescimento econômico do País.
O Portal de Denúncia Anônima é o destaque da campanha que abre um novo canal de comunicação entre as empresas e as associações, estimulando um comportamento ativo da sociedade no combate à concorrência desleal para que prevaleça um ambiente de concorrência justa dentro do país.
Campanha
A campanha tem como base as altas taxas de pirataria de software no Brasil que ainda atingem 53% do mercado, de acordo com pesquisa da BSA. Essa atividade anda na contramão do crescimento econômico e da prosperidade do País, contribuindo para o crime organizado e impedindo o crescimento de mercados, investimentos no desenvolvimento de novas tecnologias, geração de novos empregos e prejudicando a arrecadação de tributos.
“Com sua economia cada vez mais globalizada, o Brasil precisa proteger as empresas que atuam sob regras de competição leal e desencorajar o acesso ao mercado de empresas que não respeitam a legislação vigente no País. Ao fortalecer a concorrência leal no Brasil, as empresas que fazem uso legalizado da TI ajudam o País a acelerar seu crescimento e se estabelecer como importante concorrente mundial”, explica o presidente da Abes, Gérson Schmitt.
Abes
A Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes) é a mais representativa entidade do setor com cerca de 1500 empresas associadas ou conveniadas, distribuídas em 21 estados brasileiros, responsáveis pela geração de mais de 100 mil empregos diretos e um faturamento anual de 14 bilhões de dólares por ano.
As empresas associadas à Abes representam 90% do faturamento do segmento de desenvolvimento e comercialização de software no Brasil e 33% do faturamento total do setor de TI, equivalente em 2011 a 42,5 bilhões de dólares de vendas de software, serviços de TI e hardware.
Fonte:


