Cultura

Bibliotecas públicas

Seminário discutirá acessibilidade em bibliotecas públicas

O Seminário Internacional de Acessibilidade em Bibliotecas Públicas está confirmado para os dias 1º e 2 de março, em São Paulo
publicado: 17/02/2016 12h14, última modificação: 23/12/2017 11h34
Acessibilidade é tema de debate

Evento acontece em março - Foto: Milton Michida/ A2 FOTOGRAFIA/ Fotos Públicas (17/02/2016)

O Seminário Internacional de Acessibilidade em Bibliotecas Públicas está confirmado para os dias 1º e 2 de março, em São Paulo. O evento é uma iniciativa do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) do o Ministério da Cultura (MinC) e pela ONG Mais Diferenças.

O evento vai debater estratégias para tornar as bibliotecas preparadas para receber todos os tipos de públicos, respeitando suas características e peculiaridades, ou seja, como tornar esses equipamentos públicos acessíveis de forma a atender pessoas com deficiência intelectual, visual, auditiva e física, além do público em geral (de diferentes faixas etárias).

O evento receberá gestores públicos, profissionais e especialistas de todo o Brasil, além de conferencistas internacionais. O seminário integra uma das etapas do projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas – resultado da parceria do MinC com a ONG Mais Diferenças, organização da sociedade civil de interesse público que atua há uma década com educação e cultura inclusivas.  

Em execução há dois anos, o projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas está sendo desenvolvido em todas as regiões do Brasil, em 10 bibliotecas, sendo duas em cada região do País, com o apoio das secretarias de Cultura e dos sistemas de Bibliotecas Públicas dos Estados envolvidos.

O objetivo do projeto é ampliar e qualificar a acessibilidade, dentro de seis eixos de trabalho: diagnóstico; qualificação do acervo; acesso à tecnologia assistiva (arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência); capacitação de equipes; comunicação e produção de conteúdo acessível e fomento ao trabalho em rede. 

Inscrições

O seminário é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo email comunicacao@md.org.br e pelo telefone (11) 3881-4610 (ramal 46).

No ato da inscrição, os interessados devem informar nome, CPF, endereço, telefone, órgão ao qual pertencem e se tem algum tipo de deficiência.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Cultura

error while rendering plone.belowcontentbody.relateditems