Cultura

Artes

Museu destruído por tornado no Rio Grande do Sul é recuperado e reaberto

Iphan investiu R$1,68 milhão com recursos do Fundo Nacional de Cultura para reforma do local
publicado: 29/09/2017 19h25, última modificação: 23/12/2017 11h09
Museu destruído por tornado no Rio Grande do Sul é recuperado e reaberto

Trinta povos indígenas viviam em São Miguel das Missões no período colonial - Foto: Arquivo/Agência Brasil

Depois de passar por reformas para reparar os danos causados por um tornado e forte chuvas no ano passado, o Museu das Missões, em São Miguel das Missões (RS), será reaberto.

O investimento nas obras foi de R$1,68 milhão com recursos do Fundo Nacional de Cultura (FNC), administrados pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Com a força dos ventos, a cobertura do edifício foi fortemente comprometida, com destelhamento, deslocamento e desalinhamento de peças de madeira, além de ter comprometido parcela do acervo.

Com a reabertura do Museu, será apresentada uma exposição com a contextualização do que ocorreu no local há mais de um ano, contando como o acervo e o próprio edifício foram afetados pelo tornado. Uma das salas de exposição foi reservada para mostrar aos visitantes o processo em curso de tratamento das peças e recuperação do acervo atingido.

História

São Miguel das Missões foi o local de uma das missões jesuítas que compreendiam os 30 povos indígenas entre Brasil, Argentina e Paraguai durante a colonização portuguesa e espanhola.

Em 1937, o arquiteto Lucio Costa foi enviado ao Rio Grande do Sul para analisar os remanescentes dos Sete Povos das Missões e a visita resultou no tombamento, pelo Iphan, em 1938, dos remanescentes das Missões.

No mesmo ano, o sítio arqueológico de São Miguel foi declarado Patrimônio Mundial Cultural pela Unesco e, em 2009, foi criado o Parque Histórico Nacional das Missões, que reúne os sítios arqueológicos de São Miguel Arcanjo, São Lourenço Mártir, São Nicolau e o de São João Batista.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Cultura

error while rendering plone.belowcontentbody.relateditems