Educação

Fórum nacional pede rapidez na tramitação do Plano Nacional de Educação

publicado: 29/03/2011 17h43, última modificação: 22/12/2017 18h59

O Fórum Nacional de Educação, entidade instituída em dezembro de 2010, teve sua primeira reunião nesta terça-feira (29), na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília. O encontro rendeu uma nota pública sobre a tramitação do projeto do Plano Nacional da Educação (PNE) no Congresso Nacional. O documento será publicado até o fim da semana.

A nota traz recomendações como, por exemplo, a necessidade de celeridade. “Também discorremos sobre a participação dos deputados na comissão especial da Câmara criada para acompanhar o PNE”, explicou Francisco Chagas, coordenador do fórum, composto por representantes do MEC e de entidades da educação, estudantes, trabalhadores, movimentos sociais, comunidade científica, organizações sindicais e empresariais. A entidade tem caráter permanente e seus membros devem se reunir, no mínimo, duas vezes a cada ano. 

A criação do fórum foi uma demanda levantada durante a Conferência Nacional da Educação (Conae), realizada em abril de 2010. Uma de suas principais atribuições é convocar, planejar e coordenar as conferências nacionais de educação, previstas pelo projeto de lei do PNE 2011-2020, que tramita no Congresso. A proposta é que as conferências nacionais ocorram de quatro em quatro anos, sendo precedidas por conferências estaduais e municipais. 

 

Fonte:
Ministério da Educação