Educação

Capes assina acordo com consórcios de universidades australianas

publicado: 09/05/2012 12h23, última modificação: 22/12/2017 18h49

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) firmou parceria e assinou o memorando de entendimento com o Grupo Australiano de Tecnologia (ATN), consórcio formado pelas universidades de Tecnologia de Sidney, RMT, Curtin de Tecnologia, Queensland de Tecnologia e Universidade do Sul da Austrália.

O acordo foi estabelecido no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) e prevê novas oportunidades para colaboração acadêmica por meio de seminários, workshops e conferências; intercâmbio de cientistas, acadêmicos e membros docentes, além da mobilidade de estudantes entre Austrália e Brasil.

"Além do objetivo imediato de enviar estudantes ao exterior, o CsF, a longo prazo, influenciará o sistema educacional brasileiro, já que esses estudantes chegarão aqui com uma outra visão de mundo e ciência e, fortalecerá a cooperação educacional com outros país", disse Guimarães. Na reunião, foram discutidos ainda aspectos como proficiência de língua estrangeira, realização de estágios e as modalidades de atração de cientistas estrangeiros para o Brasil.

 

Fonte:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior