Educação

Professores de inglês da rede pública serão capacitados nos Estados Unidos

publicado: 18/06/2013 15h27, última modificação: 23/12/2017 11h29
Aberta seleção PDPI

Além de serem capacitados no exterior, os candidatos aprovados receberão outros benefícios - Foto: Portal Brasil

Com duração de seis semanas o curso de aperfeiçoamento em língua inglesa é ministrado em uma universidade nos Estados Unidos


Estão abertas as inscrições para o Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa (PDPI) nos Estados Unidos. O programa busca capacitar professores brasileiros que dão aula de inglês na educação básica da rede pública de ensino.  O curso intensivo de língua inglesa tem duração de seis semanas em uma universidade nos EUA. Para participar, os interessados devem encaminhar os documentos exigidos no edital.

O programa prevê a seleção de até 540 participantes, sendo 20 professores por unidade da federação, dez vagas para o curso de desenvolvimento de metodologias e dez vagas para o curso de aprimoramento em inglês, cinco para cada nível. Todos os candidatos que se inscreverem para este edital deverão realizar o teste, gratuitamente, de proficiência e nivelamento em inglês TOEFL- ITP, de acordo com a disponibilidade de vagas e salas disponíveis.

Além de serem capacitados no exterior, os candidatos aprovados receberão os seguintes benefícios: emissão do visto J-1 pela Embaixada dos EUA no Brasil e/ou seus consulados sem ônus; passagem aérea internacional de ida e volta; ajuda de custo no valor de U$ 500; seguro saúde; deslocamento, nos EUA: aeroporto/universidade/aeroporto; alojamento no campus universitário; alimentação; taxas escolares; e materiais didáticos a serem utilizados nos cursos.

 

Teste de inglês

De 29 a 31 de julho, todos os candidatos inscritos no edital deverão marcar a data e o horário de realização do TOEFL ITP. As provas serão realizadas em pelo menos uma localidade de cada unidade da federação, com número limitado de vagas.

O resultado final dos selecionados para o programa está previsto para ser divulgado em novembro deste ano e o início das atividades nos EUA entre janeiro e fevereiro de 2014. Mais informações pelo e-mail teacher@fulbright.org.br.

 

Programa


O Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa é coordenado pela Capes, em parceria que envolve a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e a Comissão Fulbright, com o apoio do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed). Fortalecer a fluência oral e escrita em inglês, compartilhar metodologias de ensino e avaliação que estimulem a participação do aluno em sala de aula, incentivar o uso de recursos online e outras ferramentas na formação continuada de professores e na preparação de planos de aula são alguns dos objetivos do programa.

Fontes:

Capes

Ministério da Educação 

 

registrado em: CAPES, Educação, MEC, Professores, curso