Ciência e Tecnologia

Inovação

Brasília sedia evento sobre Física dos Plasmas

Estarão em discussão o uso de novos materiais, nanotecnologia, descontaminação hospitalar e eliminação de poluentes
publicado: 21/11/2013 14h54, última modificação: 22/12/2017 12h25

O diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Alberto Gurgel Veras, é um dos palestrantes do 12º Encontro Brasileiro de Física dos Plamas (EBFP), que a Sociedade Brasileira de Física (SBF) realiza na Universidade de Brasília (UnB) de 1º a 5 de dezembro.

De acordo com o professor José Leonardo Ferreira, do Laboratório de Plasmas, do Instituto de Física da UnB, além dos trabalhos científicos tradicionais “este ano daremos uma importância especial para a discussão de temas que terão grande impacto e nortearão as pesquisas na área nos próximos 20 anos”.

Saiba mais

Desta forma, estarão em discussão a aplicação dos plasmas no processamento de novos materiais, com destaque para a nanotecnologia, fenômenos não lineares, projetos de exploração espacial utilizando plasmas, além do emprego dos plasmas em novas áreas como biomateriais, descontaminação de materiais hospitalares e eliminação de poluentes.

Também consta da programação do evento uma mesa redonda para debater a formação de recursos humanos para a área de plasma com análise de estratégias para incentivar a atração de cientistas e técnicos para esse campo de estudo.

O EBFP é um evento bianual, realizado há mais de 20 anos pela SBF, e ocorre pela primeira vez em Brasília.

Fonte:

Agência Espacial Brasileira

error while rendering plone.belowcontentbody.relateditems