Ciência e Tecnologia

SNCT 2014

Semana de C&T apresentará Observatório de Torre Alta da Amazônia

Estrutura de 325m deve ficar pronta até o fim do ano, com parceria entre Brasil e Alemanha. Objetivo é estudar o clima da região
publicado: 09/10/2014 14h46, última modificação: 22/12/2017 12h04

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) realiza na próxima quarta-feira (15), às 10h, um seminário sobre o projeto Observatório de Torre Alta da Amazônia (Atto, na sigla em inglês), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. O evento integra a 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2014), que ocorre em todo o País, de 13 a 19 de outubro.

Em construção, prevista para ser entregue ainda em 2014, a torre de 325 metros se localiza na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, no município de São Sebastião do Uatumã (AM). Desenvolvem o projeto o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) e o Instituto Max Planck de Química, da Alemanha, com apoio da Finep/MCTI e do Ministério alemão de Educação e Pesquisa (BMBF).

O projeto tem objetivo de monitorar e estudar o clima da região, por cerca de 20 a 30 anos, a partir da coleta de dados sobre os processos de troca e transporte de gases entre a floresta e a atmosfera. O observatório deve medir com precisão fluxos de água, dióxido de carbono (CO²) e calor, a fim de analisar o impacto do ciclo de absorção e liberação de substâncias em um raio de 300 quilômetros. Quatro torres de 80 metros auxiliam a estrutura principal.

No seminário da SNCT, a apresentação do Atto começa com a exibição de um vídeo. Em seguida, estão previstas palestras do pesquisador do Inpa Antonio Manzi, coordenador brasileiro do projeto, do diretor da San Soluções – empresa paranaense responsável pela construção da torre –, Sérgio Nascimento, e do adido científico da Embaixada da Alemanha, Thomas Schröder.

Sobre a SNCT 2014

A 11ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de em Brasília acontecerá no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, está prevista para os dias 13 a 19 de outubro. Com a finalidade de vincular a produção científica nacional aos desafios vividos pela sociedade brasileira, o evento centralizará suas ações e discussões no tema ‘Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social’.

Aberto ao público em geral, o evento promoverá atividades em parcerias com universidades, instituições de pesquisa, escolas, institutos de ensino tecnológico, centros, museus, ONGs, entre outros. Toda a programação e atividades serão divulgadas no site da SNCT.

Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação 

error while rendering plone.belowcontentbody.relateditems