Astrofísica

Cientistas brasileiros revelam existência de novo planeta

Equipe composta por sete pesquisadores também descobriu outros dois planetas
publicado: 04/09/2017 19h38, última modificação: 23/12/2017 11h07
Cientistas brasileiros revelam existência de novo planeta

Planeta se encontra a 1,2 mil anos-luz da terra - Foto: Leandro Negro/FAPESP

Astrônomos brasileiros publicaram estudo em revista britânica e revelaram a existência de um planeta a 1,2 mil anos-luz com o tamanho aproximado de Saturno.

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações explica que a equipe composta por sete pesquisadores brasileiros atestou que o planeta orbita em uma estrela similar ao Sol e que a densidade dele é menor que a da água.

“Estimamos que a temperatura do planeta esteja em torno de 1.100°C e que possua ventos de milhares de quilômetros por hora”, explica o professor Marcelo Emilio, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

A equipe também atestou a existência de outros dois planetas do tamanho de Júpiter no mesmo trabalho, mas que ainda precisam de mais análises.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação do Observatório Nacional, Jorge Marcio Carvano, avalia que a descoberta mostra um avanço na astrofísica brasileira. “Esse trabalho mostra o grau de maturidade da ciência brasileira. Os pesquisadores melhoraram algoritmos para tentar identificar planetas em outros sistemas. Isso é importante”, comentou.

Fonte: Portal Brasil, com informações do MCTIC