Ciência e Tecnologia

Aviação

Pilotos e controladores se comunicarão por mensagens de texto

O uso de comandos de texto para as comunicações piloto-controlador deverá estender-se, em breve, aos voos sobre o continente brasileiro
publicado: 05/09/2017 15h39, última modificação: 23/12/2017 10h39
Comunicação da aviação no Brasil será feita por mensagem de texto

O CPDLC é a ferramenta utilizada para a comunicação de dados entre piloto e controlador - Foto: Arquivo/ FAB

O uso de comandos de texto para as comunicações piloto-controlador, ou conceito Comunicação entre Pilotos e Controladores de Tráfego Aéreo por Enlace de Dados (CPDLC), deverá estender-se, em breve, aos voos sobre o continente brasileiro. 

O CPDLC é a ferramenta utilizada para a comunicação de dados entre piloto e controlador. Por meio do dispositivo, pilotos passam a fazer requisições e informes, por exemplo, por meio de comandos de texto. Os canais de comunicação por voz passam a ser dispensáveis.

A primeira reunião do Grupo de Trabalho Continental, que é responsável pelo planejamento e testes operacionais para implementação do conceito, ocorreu em julho.

Experiência positiva

Em 2009 essa comunicação começou a trazer benefícios às operações do Centro de Controle de Área Oceânico do Cindacta III, em Recife, que atua no espaço aéreo de responsabilidade brasileira sobre o Oceano Atlântico, como a redução do congestionamento do canal de voz.

O conceito CPDLC é tendência mundial e, no Brasil, é parte integrante do programa Sirius do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).

Fonte: Portal Brasil, com informações da Anac

error while rendering plone.belowcontentbody.relateditems
registrado em: Piloto, Controlador, Voo