Esporte

Copa Rio

Fifa reconhece mundial conquistado pelo Palmeiras em 1951

Clube paulista conquistou título da Copa Rio após disputar final em dois jogos contra a Juventus (Itália) no Maracanã
publicado: 22/11/2014 11h11, última modificação: 23/12/2017 11h00
Fifa reconhece Copa Rio como primeiro mundial interclubes

Manchete da Gazeta Esportiva (imagem) destaca título conquistado pelo Palmeiras no Maracanã - Foto: Divulgação/ Ministério do Esporte

Documento enviado pela Fifa ao Ministério do Esporte reconhece o Palmeiras como o primeiro campeão mundial interclubes pelo título da Copa Rio, competição conquistada em cima da Juventus (Itália) em 1951.

Segundo informações do Ministério do Esporte, o reconhecimento está em cópia da ata da reunião do Comitê Executivo da entidade máxima do futebol, que atendeu um pedido do clube paulista de reconhecimento do título, encaminhado em 2001.

O Palmeiras conquistou o torneio internacional em 1951, derrotando a Juventus. No primeiro jogo, vitória paulista por 1 x 0, gol de Rodrigues. A segunda partida terminou empatada por 2 x 2, Liminha e Rodrigues marcaram pelo alviverde, enquanto Praest e Bonipertti anotaram pelos italianos. Os jogos aconteceram no Maracanã.

Sob o título “Reconhecimento da Copa Rio 1951 como a Primeira Copa Mundial de Clubes”, o documento afirma que “depois do grande sucesso da Copa do Mundo Fifa no Brasil em 1950, a CBD decidiu promover outro campeonato em parceria com a Fifa visando elevar a qualidade técnica do esporte. Isso foi alcançado na Copa Rio 1951.”

Além de Palmeiras e Juventus, participaram da Copa Rio 1951 o Vasco da Gama, o Nacional (Uruguai), o Áustria Viena, o Sporting (Portugal) e o Estrela Vermelha (Iuguslávia).

Ficha técnica da final:

18/7/1951 Palmeiras 1x0 Juventus-ITA
Estádio Maracanã
Gols: Rodrigues (PAL)
Palmeiras: Fabio, Salvador, Juvenal, Túlio, Luiz Villa, Dema, Lima, Ponce de Leon, Liminha, Jair Rosa Pinto, Rodrigues. Técnico: Ventura Cambon
Juventus: Viola, Bertucceli, Manente (Bizotto), Mari, Ferrari, Piccinini, Muccinelli, Karl Hansen, Boniperti, Vivole, Praest.

22/7/1951 Juventus-ITA 2x2 Palmeiras
Estádio Maracanã
Gols: Praest, Karl Hansen (JUV); Rodrigues, Liminha (PAL)
Juventus: Viola, Bertucceli, Manente, Mari, Parola, Bizzoto, Muccinelli, Karl Hansen, Boniperti, Johan Hansen, Praest.
Palmeiras: Fabio, Salvador, Juvenal, Túlio, Luiz Villa, Dema, Lima, Ponce de Leon (Canhotinho), Liminha, Jair Rosa Pinto, Rodrigues. Técnico: Ventura Cambon

Fonte:
Ministério do Esporte

error while rendering plone.belowcontentbody.relateditems