Esporte

Rio 2016

Piscina do pentatlo moderno é inaugurada em evento-teste

Instalação já recebe o evento-teste da modalidade, disputada por 180 atletas, de 40 países; Yane Marques será o Brasil na final feminina da competição
publicado: 11/03/2016 12h40, última modificação: 23/12/2017 11h32
Piscina do pentatlo moderno é inaugurada em evento-teste

Centro Aquático de Deodoro é sede de treinos e competições nacionais e internacionais - Foto: Divulgação/Ministério da Educação

A piscina que receberá as provas de natação do pentatlo moderno durante os Jogos Olímpicos Rio 2016 foi inaugurada, nesta quinta-feira (10), para receber a segunda etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, evento-teste da modalidade para a Olimpíada. A estrutura integra o Parque Olímpico de Deodoro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e já está sendo usada pelos 180 atletas, de 40 países, que participam da competição.

O Centro Aquático do Pentatlo Moderno foi construído para os Jogos Pan-Americanos do Rio em 2007. Agora, o espaço recebeu reformas e ampliações para as competições olímpicas, com investimentos de R$ 4,4 milhões do Ministério do Esporte.

O presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Arthur Nuzman, comemorou a possibilidade de checar as estruturas com antecedência. "Nós estamos contentes com as entregas das instalações com grande antecedência. Já tivemos mais de trinta eventos-teste para os Jogos. Aqui em volta, há várias instalações prontas", avaliou.

O pentatlo também será disputado na Arena da Juventude (palco dos duelos de esgrima) e no Estádio de Deodoro (hipismo e evento combinado – corrida e tiro), que também já foram entregues. A Copa do Mundo servirá para a avaliação do Centro Aquático e dessas outras instalações.

Yane Marques será o Brasil na Final do evento-teste 

O Brasil deu o pontapé inicial para as disputas do pentatlo moderno com 80 pentatletas de 27 países na qualificação feminina. Dentre elas, a medalhista de bronze em Londres 2012, a brasileira Yane Marques. A pernambucana avançou e vai representar o Brasil na final do torneio, que já tem disputa nesta sexta-feira (11).

Além da atleta número 1 do Brasil e número 5 do ranking mundial da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), Yane somou 1.008 pontos e foi a 20ª na classificação geral. Além dela, o Brasil também esteve representado na estreia do evento por Larissa Lellys, que foi a 37ª, com 989 pontos, e por pouco não ficou entre as 36 finalistas; Priscila Oliveira, a 43ª, com 967; Isabela Abreu, 73ª (826); Stephany Saraiva, 75ª (794); Bianca Cavalcanti, 77ª (764); Brenna Lima, 79ª (691); e Mirian Duarte, 80ª (670).

Na luta com a espada, Yane fez a 5ª melhor apresentação, depois de vencer 17 duelos e conquistar 242 pontos; na natação, ela cravou a 5ª marca, 2min13s37 (300); e no combinado terminou as quatro séries de cinco acertos no alvo intercaladas com 800 metros de corrida no 59º tempo, 13min54s06 (466).

A vez dos homens

Depois de realizar a qualificação feminina, a Copa do Mundo de Pentatlo Moderno segue nesta sexta-feira (11) com a qualificação masculina e o início da final entre as mulheres. Antes da disputa entre os homens, as 36 finalistas do evento feminino encaram a primeira parte da esgrima, quando todas se enfrentam para formar o ranking que irá definir a prova bônus da luta com a espada no sábado (12), e que será realizada com as demais disputas da grande final.

A qualificação entre os homens vai contar com 103 pentatletas de 36 países. O Brasil estará representado por nove competidores: Breno Lima, Danilo Fagundes, Enrico Ortolani, Felipe Nascimento, Gabriel Sasaqui, Luis Magno, Victor Aguiar, William Muinhos e Yan Freitas.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Esporte e do Brasil 2016

error while rendering plone.belowcontentbody.relateditems