Esporte

Legado

Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) é inaugurado em Minas Gerais

Espaço é resultado de política de nacionalização do legado olímpico
publicado: 22/09/2017 19h31, última modificação: 23/12/2017 11h09
Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) foi inaugurado em Minas Gerais

Espaço oferecerá infraestrutura para a prática de 20 modalidades esportivas - Foto: Francisco Medeiros/ME

Mais um espaço construído no âmbito dos Jogos Olímpicos foi aberto ao público: o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), localizado em Uberaba (MG)Foram investidos R$ 3,2 milhões na construção do espaço. 

O complexo dispõe de academia, área de apoio, quadra externa coberta e ginásio poliesportivo que seguem requisitos oficiais. O objetivo é estimular a identificação de talentos, a formação de atletas, além de incentivar a prática esportiva. 

No local serão oferecidas 16 modalidades olímpicas, seis paralímpicas e uma não olímpica. São elas: esgrima, ginástica trampolim, levantamento de peso, taekwondo, vôlei de praia, boxe, handebol, lutas, ginástica rítmica, badminton, tênis de mesa, vôlei, basquetebol, ginástica artística, judô, atletismo, esgrima de cadeira de rodas, judô paralímpico, halterofilismo, tênis de mesa paralímpico, vôlei sentado, goalball e futebol de salão.

Nacionalização do legado

No processo de preparação dos Jogos Rio 2016, um dos pilares do conceito de nacionalização das Olimpíadas e Paralimpíadas foi a implementação de uma ampla reestruturação esportiva em todos os estados da Federação.

Com essa ideia, foi criado, em 2013, o projeto dos Centros de Iniciação ao Esporte (CIES), um programa que conta com 217 contratos ativos, em 207 cidades de todas as regiões brasileiras. O investimento total soma R$ 777,4 milhões. Além do CIE de Uberaba, outras duas unidades já foram inauguradas: em Franco da Rocha (SP) e em Maringá (PR).

Fonte: Portal Brasil, com informações Rede Nacional do Esporte

error while rendering plone.belowcontentbody.relateditems