Meio Ambiente

Reciclagem e meio ambiente

País investe em ações para incentivar a coleta seletiva

Campanhas ajudam a divulgar os benefícios ambientais, sociais e econômicos do reaproveitamento dos resíduos sólidos
publicado: 11/04/2012 18h42, última modificação: 23/12/2017 10h44
Coleta seletiva

Latas de reciclagem em frente ao Ministério da Educação, colocadas no lançamento do programa Reeducar para Conservar - Foto: Ana Nascimento/ABr

Para preparar a sociedade brasileira para uma mudança de comportamento em relação à coleta seletiva do lixo e ressaltar os benefícios ambientais, sociais e econômicos do reaproveitamento dos resíduos sólidos para o Brasil, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) realiza campanhas permanentes como a “Separe o lixo e acerte na lata”. 

Um dos objetivos dessas campanhas é divulgar as soluções propostas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) como mecanismo de logística reversa: uma vez descartadas, as embalagens também são de responsabilidade dos fabricantes, que devem criar um sistema para recolher e reciclar o produto. 

Para a diretora-executiva da Brasil Ambiental, empresa que oferece soluções na gestão de resíduos, Marialva Lyra, “ainda há muito que fazer no setor de coleta seletiva no Brasil, mas o País tem avançado bastante”.

A Brasil Ambiental faz parte do Grupo Ambipar, que atua há mais de 100 anos na gestão de resíduos e atende empresas dos setores de petróleo e gás, siderurgia, mineração, alimentício e químico. A empresa recolhe resíduos industriais, domiciliares, de saúde, aeroportos e portos.  

Com exceção dos resíduos de saúde, que não podem ser reciclados, os demais são transformados em novos materiais, como vassouras, no caso dos plásticos, e compostos para a agricultura, no caso dos orgânicos. “Todo material fabricado a partir dos resíduos é doado para ações socais”, explica a diretora.

Fontes:

Campanha “Separe o lixo e acerte na lata”
Portal Coleta Seletiva Solidária
Pesquisa CEMPRE
Pesquisa IBGE
Lei 12.305

error while rendering plone.belowcontentbody.relateditems