Saúde

Atendimento de saúde

Usuários do SUS serão atendidos em unidades próximas a seus domicílios

Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que têm como objetivo desafogar os hospitais, devem atender preferencialmente municípios mais pobres
publicado: 30/09/2011 12h02, última modificação: 23/12/2017 10h48
Usuários do SUS serão atendidos em unidades próximas a seus domicílios

Nas UBSs, cidadão pode fazer consultas médicas, tratamento odontológico e tomar vacinas

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo desses postos é atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para hospitais.

Nas UBSs, os usuários do SUS podem realizar consultas médicas, curativos, tratamento odontológico, tomar vacinas e coletar exames laboratoriais. Além disso, há fornecimento de medicação básica e também encaminhamentos para especialidades.

A expansão das Unidades Básicas de Saúde tem o objetivo de descentralizar o atendimento, dar acesso aos serviços de saúde e desafogar os hospitais.

Teste de gravidez em cinco minutos

As Unidades Básicas de Saúde dos estados de Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Sergipe e São Paulo oferecem às usuárias testes rápidos para confirmação da gravidez. Antes, levava-se de um a cinco dias para a conclusão do resultado. A partir de agora, a confirmação da gravidez virá, em média, em cinco minutos após a coleta da urina.

Fontes:

Ministério da Saúde
Relatórios de UBS
Departamento de Atenção Básica
Sistema Único de Saúde (SUS)

error while rendering plone.belowcontentbody.relateditems