Saúde

Bem-Estar

Cuidados com hidratação são fundamentais durante verão

Confira algumas dicas para se manter hidratado em climas muito quentes e secos
publicado: 02/10/2014 18h41, última modificação: 23/12/2017 02h17

A água é o componente fundamental de todas as células do organismo. Ela ajuda a regular a temperatura corporal e o funcionamento dos órgãos, elimina toxinas, ajuda na lubrificação de mucosas e, por ser um solvente, age como um veículo de transporte de nutrientes.

Nosso organismo é composto por, aproximadamente, 70% de água e entender alguns de seus papéis na manutenção da nossa saúde pode esclarecer melhor por que não devemos negligenciar o cuidado com a hidratação. 

Desde pequenos, aprendemos que a água é essencial para a nossa saúde, mas muitas vezes nos descuidamos da hidratação, não só pelo fato de não torná-la um hábito, bebendo água apenas quando temos sede, mas também por desconhecer como ela atua no corpo.

O ideal é consumir, no mínimo, dois litros de líquidos por dia, podendo variar dependendo do organismo de cada pessoa. Grávidas e mulheres que estão amamentando, por exemplo, precisam aumentar a ingestão. Sucos, chás e frutas naturais também podem entrar na contagem, mas dê preferência à água pura. O cuidado também deve ser redobrado na época da seca e em dias quentes. 

Para quem aproveita os dias quentes para curtir ao ar livre, pratica atividades físicas ou em momentos de festa deve ter ainda mais atenção. 

Saiba como se manter hidratado

Fonte:

Ministério da Saúde

error while rendering plone.belowcontentbody.relateditems