Saúde

Profissionais da saúde

Curso capacitará profissionais sobre a saúde da mulher

Com carga total de 45h, o curso é dividido em três módulos focados nos protocolos referentes à Atenção Básica
publicado: 19/04/2017 15h20, última modificação: 23/12/2017 11h17
UNA-SUS abre inscrições para curso de Atenção à Saúde das Mulheres na Atenção Básica

O segundo módulo aborda a atenção às mulheres no pré-natal de baixo risco, puerpério e o aleitamento materno - Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Profissionais de saúde interessados em aprofundar os seus conhecimentos sobre a saúde da mulher já podem se inscrever no curso Saúde das mulheres na Atenção Básica: protocolo clínico para enfermagem. As inscrições podem ser realizadas até 17 de maio.

A atividade é composta por três módulos independentes, com carga horária de 15h cada. “O curso tem como objetivo consolidar o estado da arte do acolhimento, diagnóstico, tratamento e seguimento dos agravos mais comuns que motivam a procura das usuárias do SUS para resolução de seus problemas de saúde”, explica o médico, consultor técnico e editor científico da UNA-SUS, Paulo Biancardi Coury. 

O curso é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde  por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB) e da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (SGTES)  e a Universidade Federal do Maranhão  integrante da Rede UNA-SUS.

Curso

O primeiro módulo trata da saúde sexual e reprodutiva e da atenção às mulheres em situação de violência. Já a segunda etapa aborda a atenção às mulheres no pré-natal de baixo risco, puerpério e promoção do aleitamento materno. O terceiro e último módulo tem como enfoque atenção ginecológica, climatério e prevenção dos cânceres de colo de útero e mama.

As etapas podem ser realizadas separadamente e segundo a ordem escolhida pelo aluno, que poderá obter certificação pela oferta educacional completa se concluir todas as etapas, ou por cada módulo concluído individualmente.

Apesar do público-alvo do curso serem os enfermeiros, Cury crê que os demais membros da equipe de saúde devem fazer o módulo para conhecerem os procedimentos de enfermagem e para que o diálogo entre os diversos profissionais das equipes seja mais transparente e produtivo.

Confira mais informações sobre esse e outros cursos da rede UNA-SUS.  

Fonte: Portal Brasil, com informações da UNA-SUS

error while rendering plone.belowcontentbody.relateditems