Saúde

Hábitos Saudáveis

Plataforma on-line oferece dicas para vida saudável

Portal Saúde Brasil traz informações sobre combate ao tabagismo, controle do peso e atividades físicas
publicado: 13/06/2017 18h09, última modificação: 23/12/2017 11h46
Plataforma online oferece dicas para vida saudável

Ferramenta permite consultar calcular Índice de Massa Corporal (IMC) - Foto: Arquivo/Agência Brasil

Para levar informações à população sobre hábitos saudáveis, o Ministério da Saúde lançou, nesta terça-feira (13), a plataforma on-line Saúde Brasil. Na página, os usuários encontram conteúdos e serviços dispostos em quatro eixos: combate ao fumo, dicas de alimentação equilibrada, atividades físicas e práticas para chegar ao peso saudável.

Segundo o ministro da Saúde, Ricardo Barros, a ferramenta é uma forma prática para ter acesso a informações sobre saúde. “Má-alimentação, sedentarismo, consumo de cigarro e obesidade levam ao adoecimento. Alguns exemplos das doenças adquiridas por esses maus hábitos são: a diabetes, a hipertensão, o infarto e o AVC, que sobrecarregam o sistema de saúde. Só para tratar a obesidade, por exemplo, o Sistema Único de Saúde (SUS) gasta quase meio bilhão de reais em um ano”, enfatizou Barros.

Plataforma

Ao entrar na página, o usuário responde a um questionário interativo sobre os seus hábitos de saúde. No fim do teste, o programa gera uma avaliação sobre o internauta e aponta atividades mais saudáveis.

As informações cadastradas no questionário vão servir para a elaboração de um banco de dados com o perfil dos usuários. Assim, a pasta pretende enviar mensagens personalizadas para cada grupo de usuários da ferramenta.

Além de poder navegar por conteúdos e serviços, quem usa a plataforma também pode encontrar dicas de especialistas. Os usuários podem ainda registrar sugestões para melhorar a plataforma, além de registrar seus relatos de superação e mudança de hábitos.

Também é possível acessar uma lista de receitas de ingredientes regionais e calcular seu Índice de Massa Corporal (IMC).

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Saúde

error while rendering plone.belowcontentbody.relateditems