Defesa e Segurança

Espaço

FAB começa a operar Satélite Geoestacionário

Transmissões do equipamento começaram nessa quarta-feira (5) e terão fins civis e militares
publicado: 05/07/2017 19h13, última modificação: 23/12/2017 10h52
FAB começa a operar Satélite Geoestacionário

Satélite deve impulsionar a implementação do Plano Nacional de Banda Larga - Foto: Arquivo/Agência Brasil

O Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGCD) deu início às transmissões nesta quarta-feira (5) e será controlado pela Força Aérea Brasileira (FAB).

O equipamento foi lançado ao espaço no dia 4 de maio a partir do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa. Nesse período foram feitos testes orbitais e testes coordenados pelos militares.

“O SGDC recebeu a carga útil da Banda X, que vai garantir mais segurança nas comunicações militares e ampliar a capacidade operacional da Forças Armadas”, explicou o Vice-Chefe do Centro de Operações Espaciais (COPE), Coronel Aviador Sidney César Coelho Alves.

O satélite foi o primeiro construído pelo País com fins militares e civis e deve impulsionar a implementação do Plano Nacional de Banda Larga. O satélite vai permitir que mais de sete mil computadores da rede pública sejam conectados à internet.

Ao todo, os ministérios da Defesa e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações investiram R$ 2,7 bilhões no projeto.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Força Aérea Brasileira e do Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações

error while rendering plone.belowcontentbody.relateditems