Turismo

Curso de Capacitação

Copa: policiais são treinados para atender em inglês

Mais de 3 mil policiais militares e civis aprenderão o idioma para registrar boletim de ocorrência e prestar informações sobre atrativos turísticos
publicado: 07/11/2013 14h49, última modificação: 23/12/2017 03h47

A preparação para atender bem ao turista estrangeiro durante o período dos jogos da Copa do Mundo de 2014 já começou. O programa de qualificação profissional Pronatec Copa na Empresa atualmente treina 3.686 policiais militares e civis de 10 estados do País em inglês básico e intermediário para atuar durante o evento. Os cursos acontecem dentro da corporação, no horário do expediente.

Ao final da capacitação, os policiais estarão aptos para abordar o turista, informá-lo caso cometa alguma infração, registrar um boletim de ocorrência e prestar informações sobre os atrativos turísticos.

O estado com maior participação de policiais é o Rio de Janeiro, com 1.910 policiais aprendizes. Mas há cursos em todas regiões do País; no Amazonas, na Bahia, no Distrito Federal e no Rio Grande do Sul, entre outros.

“A qualificação profissional dentro da corporação é uma facilidade para os policiais. Nosso compromisso é melhorar os serviços turísticos do Brasil e aumentar a competitividade mundial”, disse o secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo do ministério do Turismo, Fabio Mota.

Pronatec

O Pronatec é um programa do Governo Federal que visa qualificar profissionais para trabalhar na Copa do Mundo de 2014. A capacitação é resultado de uma parceria entre o Ministério do Turismo, o Senac e as Polícias Civil e Militar.

Os cursos do Pronatec são gratuitos em diversas áreas do setor turístico. Podem participar do programa os funcionários de empreendimentos dos setores de hospedagem, alimentação fora do lar, agências de viagens, organizadoras de eventos, aluguel de veículos e transporte de turistas. Os empresários ou funcionários que tiverem interesse em participar do Pronatec Copa na Empresa devem procurar a Secretaria Estadual de Turismo para checar a oferta de cursos disponíveis em seu município.

Para participar é necessário ter mais de 18 anos e estar próximo aos 120 destinos incluídos no Programa.

Quantidade de alunos por estado

UF    CURSO    QUANT. ALUNOS

AM    INGLÊS    105

BA    INGLÊS    150

CE   INGLÊS    55

DF   INGLÊS    170

PB   INGLÊS    30

PE   INGLÊS    50

RJ   INGLÊS    1.910

RN  INGLÊS    380

RS   INGLÊS    395

SP   INGLÊS    441

Clique aqui para ouvir declaração do secretário Fabio Mota sobre a importância da qualificação profissional voltada ao turismo.

Fonte:
Ministério do Turismo

error while rendering plone.belowcontentbody.relateditems