Turismo

Guia do passageiro

Saiba o que fazer para não perder o voo

Confira o tempo de antecedência para chegar ao aeroporto, como proceder com horário de verão, fuso horário e check-in
publicado: 29/04/2014 12h10, última modificação: 23/12/2017 03h40

É importante que o passageiro destine tempo necessário para a chegada no aeroporto e o procedimento de check-in nas companhias aéreas para que não haja atrasos e risco de perder voos.

Confira as principais dúvidas em relação a esses procedimentos:

1-Quanto tempo antes do voo eu devo chegar ao aeroporto?

Você deve se apresentar para check-in no horário estipulado pela companhia aérea. Na maior parte das vezes, deve-se obedecer ao prazo de pelo menos uma hora de antecedência para voos nacionais e duas horas para voos internacionais.

2-Como devo proceder com o horário de verão e o fuso horário?

Siga o horário local. Não é preciso calcular fuso horário ou horário de verão. Os bilhetes e os sites das companhias aéreas informam a hora local, tanto na origem quanto no destino.

Se tiver dúvidas, consulte a companhia aérea. Apresentar-se no portão de embarque, no horário informado pela empresa aérea. Algumas empresas têm balcões exclusivos para o despacho da bagagem.

3- O que é o check-in?

O check-in é o procedimento realizado pela companhia aérea para a identificação do passageiro, o despacho de bagagens e a emissão de cartão de embarque. 

Pode ser feito no balcão da empresa, pela internet, postos de autoatendimento e em aplicativos para celulares ou tablets.

4-Fiz o check-in pela internet, o que faço com a minha bagagem?

Se você estiver sem bagagem ou apenas com bagagem de mão, deve imprimir o cartão de embarque e seguir diretamente para o portão de embarque indicado pela companhia aérea, no horário informado pela empresa. Se estiver com bagagem a ser despachada, vá ao balcão de check-in da companhia, com tempo suficiente para se identificar, despachar a bagagem e apresentar-se no portão de embarque, no horário informado pela empresa aérea. Algumas empresas têm balcões exclusivos para o despacho da bagagem.

5-Como posso me informar sobre o horário do meu voo?

Nos aeroportos da Rede Infraero existem monitores instalados com informações sobre os voos em diversos locais. É fundamental que o passageiro fique sempre atento às informações de seu voo, pois podem sofrer alterações.

Também é possível acompanhar os horários de chegadas e partidas pelo site da Infraero, e ainda por meio do aplicativo para celular Infraero Voos Online – consulte o portal da Infraero. Os horários dos voos são fornecidos pelas companhias aéreas.

Fonte:

Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República

error while rendering plone.belowcontentbody.relateditems