Turismo

Nomeação

Vicente Neto assume a presidência da Embratur

Novo presidente é turismólogo e, desde o ano passado, exercia a função de assessor especial no Instituto
publicado: 30/04/2014 17h35, última modificação: 23/12/2017 11h39
Vicente Neto assume a Presidência da Embratur

Vicente Neto, 47 anos, é turismólogo e também graduando em Direito e pós-graduado em Administração - Foto: Divulgação/Embratur

O turismólogo Vicente Neto assumiu, nesta quarta-feira (30), presidência do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). A nomeação do novo presidente foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Vicente Neto, 47 anos, também é graduando em Direito e pós-graduado em Administração. Servidor de carreira da Universidade Federal da Bahia desde 1985, começou a exercer a função de assessor especial da presidência do Instituto em 2013.

Nascido na Bahia, Neto já foi Secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, após ocupar o cargo de chefe de Gabinete do mesmo ministério. Em seu estado, foi secretário de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas e secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Econômico e São Sebastião do Passé.

Entre os anos de 1989 e 2004, foi dirigente da Central Única dos Trabalhadores na Bahia, coordenador de Formação do Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação Superior da Bahia, coordenador Geral do Sindicato dos Servidores da Universidade Federal da Bahia, e Coordenador Geral da Federação Nacional dos Servidores das Universidades Brasileiras.

Embratur

A Embratur foi criada em 1966, por meio do Decreto-Lei 55, que criou também o Conselho Nacional de Turismo e definiu uma política nacional para o setor. Desde então, o turismo brasileiro trilhou muitos caminhos, ganhou profissionalismo e amadureceu.

Em 2003, com a criação do Ministério do Turismo, a Embratur passou a cuidar exclusivamente da promoção e o apoio à comercialização, no exterior, dos produtos turísticos do Brasil.

A partir de então, o Ministério põe em prática uma política pública baseada em modelo de gestão descentralizado e orientado pelo pensamento estratégico. Além disso, foram implementados um novo modelo para a Embratur, em que o Plano Aquarela – Marketing Internacional do Brasil e a Marca Brasil passam a nortear e dar unidade às ações de promoção do Brasil no exterior.

Fonte:
Instituto Brasileiro de Turismo

error while rendering plone.belowcontentbody.relateditems