Turismo

Passaporte Verde

Brasília estimula turismo cívico a pé e de bicicleta

Visitantes podem percorrer as principais atrações da cidade por ciclovias ou seguindo pegadas pintadas nas calçadas
publicado: 03/09/2014 15h09, última modificação: 23/12/2017 10h34
Brasília estimula turismo cívico a pé e de bicicleta

Pegadas brancas levam à Praça dos Três Poderes, à Esplanada dos Ministérios e aos palácios presidenciais - Foto: Reprodução/Facebook

Brasília é uma das cidades do País que estimulam o turismo cívico sustentável. Seguindo o circuito de pegadas brancas pintadas nas calçadas do Plano Piloto, o visitante é levado à Praça dos Três Poderes, à Esplanada dos Ministérios e aos palácios presidenciais. Já as pegadas azuis direcionam, por exemplo, ao Estácio Nacional Mané Garrincha e as amarelas, a pontos de beleza natural e obras de arte de Athos Bulcão, além da Torre de TV.

A iniciativa faz parte da campanha Passaporte Verde, que tem por objetivo sensibilizar o turista para ações de sustentabilidade. “Por meio de pequenas atitudes o visitante pode impactar de forma significativa a preservação e o desenvolvimento local, além de experimentar uma forma diferente e saudável de conhecer o País”, diz Isabel Barnnasque, coordenadora-geral de sustentabilidade do Ministério do Turismo.

Para conhecer os roteiros do Passaporte Verde, os turistas podem ainda baixar o aplicativo gratuito do programa para os sistemas iOS e Android. A campanha é uma parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnums) e os ministérios do Turismo e do Meio Ambiente, além do Ministério do Meio Ambiente da França.

Há também a possibilidade de fazer o roteiro de bicicleta, o que se deve à malha de ciclovias recentemente construída e ao projeto Bike Brasília, que disponibiliza bicicletas em estações distribuídas por pontos estratégicos da cidade.

Fonte:
Ministério do Turismo

error while rendering plone.belowcontentbody.relateditems