Turismo

Pará

Belém celebra 400 anos com cultura, música e arte

Capital paraense comemora a data com eventos de poesia, artes plásticas e muita música
publicado: 12/01/2016 16h41, última modificação: 23/12/2017 10h56
Belém celebra 400 anos com cultura, religiosidade e arte

Um dos destinos mais visitados da região Norte, Belém é conhecida por sua gastronomia com forte influência indígena - Foto: Divulgação/MTur

A Cidade das Mangueiras, como é chamada Belém (PA), celebra, nesta terça-feira (12), seus 400 anos de existência. E, para comemorar a data especial, uma programação repleta de arte, celebrações religiosas e música regional com representantes da cultura paraense, como Gaby Amarantos e Pinduca.

Para iniciar o dia em grande estilo, os sinos das igrejas espalhadas pela cidade badalaram às 7 horas para despertar a população em homenagem ao aniversário, seguida por uma missa na Catedral da Sé. A programação completa pode ser vista no hotsite desenvolvido pela prefeitura da cidade.

Um dos destinos mais visitados da região Norte, Belém é conhecida por sua gastronomia com forte influência indígena, seu artesanato e, é claro, por receber anualmente  no segundo domingo de outubro  a maior celebração religiosa do País, o Círio de Nazaré, que reúne cerca de dois milhões de fiéis.

Mercado Ver-o-Peso

Entre os pontos turísticos mais conhecidos da cidade está o Mercado Ver-o-Peso, localizado às margens da Baía do Guajará, onde é possível comprar comidas típicas da região e ainda saborear o legítimo açaí.

Outra opção para quem deseja conhecer um pouco mais a cidade é o complexo São José Liberto, construído em um prédio histórico de 1749 que abriga atualmente o Museu de Gemas do Pará e o Polo Joalheiro com lojas de joias inspiradas muitas vezes nas tradições religiosas e indígenas da região.

Para quem curte a natureza, uma boa opção de passeio é o Bosque Rodrigues Alves que acaba de disponibilizar um mapa turístico bilíngue (inglês e português) para apresentar aos seus visitantes os espaços da reserva ambiental e a história do lugar. O local abriga espécies da flora e da fauna como o Peixe Boi Amazônico, maior mamífero de água doce das Américas.

O Mangal das Garças é outro ponto turístico que atrai visitantes interessados em apreciar a natureza. Às margens do Rio Guamá, a área de 40 mil metros quadrados possui orquidário, borboletário e um mirante de onde é possível ver todo o cento histórico da cidade.

Em seus perfis nas redes sociais, o Ministério do Turismo também celebrou o aniversário da capital paraense perguntando para seus seguidores dicas de atrações turísticas da cidade. Entre as mensagens parabenizando a cidade, os internautas elegeram alguns dos pontos turísticos para quem deseja conhecer a cidade, confira:

  • Estação da Docas
  • Forte do Castelo
  • Mercado Ver-o-Peso
  • Mangal das Garças
  • Basílica Santuário de Nazaré
  • Catedral da Sé
  • Complexo Feliz Lusitânia
  • Bosque Rodrigo Alves
  • Praça Batista Campos
  • Museu Emílio Goeldi

Fonte: Ministério do Turismo

error while rendering plone.belowcontentbody.relateditems