Menu

Policiais capacitados em policiamento de proximidade

Autoridade

São cursos específicos para qualificar a atuação dos profissionais de segurança pública - policiais militares, policiais civis, bombeiros militares e guardas municipais - que atuarão no policiamento nos estados e municípios que aderiram ao Programa Crack, é possível vencer. São capacitações modulares que totalizam 160 horas, ou quatro semanas, de aulas presenciais nos seguintes temas:

  • Multiplicador de Polícia Comunitária - uma especialização no tema de polícia de proximidade que apresenta conceitos, ferramentas, técnicas e práticas que orientam a rotina dos profissionais de segurança pública.
  • Redes de Atenção e Cuidado - capacitar profissionais de segurança pública que atuarão nas cenas de uso de crack e outras drogas de forma que possam reconhecer as redes de atenção, prevenção e cuidado e o seu papel neste cenário.
  • Abordagem policial a pessoas em situação de risco - orientar os profissionais de segurança pública para o emprego racional e adequado das tecnologias de menor potencial ofensivo, baseado nos princípios que regem as ações policiais, sobretudo, o princípio da dignidade da pessoa humana, da legalidade, da necessidade, da proporcionalidade e da razoabilidade e da defesa dos direitos humanos.

Como acessar

Os cursos de capacitação dos profissionais de Segurança Pública são organizados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, em parceria com o Coordenador de Polícia Comunitária de cada Estado e do Distrito Federal, com a participação do ponto focal dos municípios que integram o Programa, de forma a interagir com a Guarda Municipal, onde houver.

Rede Nacional Existente

Contato

Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp/MJ

Departamento de Políticas, Programas e Projetos

Tel. (61) 2025-7843 / 9150 / 3165

Email: crackepossivelvencer@mj.gov.br

Saiba Mais