Menu

Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS

Cuidado

Unidade pública que oferta serviço especializado e continuado a famílias e indivíduos (crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, mulheres), em situação de ameaça ou violação de direitos, tais como: violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, situação de risco pessoal e social associados ao uso de drogas, etc.

O CREAS busca construir um espaço para acolhimento dessas pessoas, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução de suas relações familiares. Dentro de seu contexto social, deve permitir a superação da situação apresentada.

Os serviços ofertados nos CREAS são desenvolvidos de modo articulado com a rede de serviços da assistência social, órgãos de defesa de direitos e das demais políticas públicas. Realiza ações conjuntas no território para fortalecer as possibilidades de inclusão da família em uma organização de proteção que possa contribuir para a reconstrução da situação vivida.

Os CREAS podem ter abrangência tanto local (municipal ou do Distrito Federal) quanto regional, abrangendo, neste caso, um conjunto de municípios, de modo a assegurar maior cobertura e eficiência na oferta do atendimento.

Como acessar

Acesso direto:

Para acesso aos serviços, as pessoas podem ir diretamente as unidades.

Acesso por encaminhamento:

Realizado por identificação e encaminhamento de outros serviços da Rede de Assistência Social, das demais políticas públicas setoriais, órgãos do Sistema de Garantia de Direitos e do Sistema de Segurança Pública.

Rede Nacional Existente

Contato

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social

Departamento de Proteção Social Especial

Coordenação Geral de Serviços Especializados a Famílias e Indivíduos

Telefone: (61) 2030-3743

Email: protecaosocialespecial@mds.gov.br ou crackepossivelvencer@mds.gov.br

Saiba Mais