Serviço de Abordagem Social na Rua
CuidadoO Serviço de Abordagem Social é realizado nos espaços públicos com maior concentração de pessoas em situação de risco pessoal e social que podem estar associadas ao uso de drogas. Desse modo, tem um papel importante na identificação dos territórios com maior concentração dessas situações de risco, por meio de aproximação gradativa, construção de relação de confiança e encaminhamentos para acesso a direitos e à rede de proteção.
Oferta atenção às necessidades mais imediatas dos indivíduos e família atendida. Busca promover o acesso à rede da Assistência Social e das demais políticas públicas na perspectiva da garantia de direitos.
Esse serviço é ofertado pelos Centros de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS ou unidade específica a ele referenciada ou pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua - CENTRO POP.
As equipes desenvolvem o serviço nas ruas e têm participação proativa nesse processo, a partir da vivência nos territórios. Atuam conjuntamente com os Consultórios na Rua, serviço do Sistema Único de Saúde.
Como acessar
Acesso direto:
Para acesso aos serviços, as pessoas podem ir diretamente ao CREAS ou CENTRO POP ou por meio de abordagem realizada nas ruas.
Acesso por encaminhamento:
Realizado pelos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS, Sistema Judiciário, Conselhos Tutelares, Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, demais serviços da Rede de Assistência Social.
Rede Nacional Existente
Contato
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social
Departamento de Proteção Social Especial
Coordenação Geral de Serviços Especializados a Famílias e Indivíduos
Telefone: (61) 2030-3743
Email: protecaosocialespecial@mds.gov.br ou crackepossivelvencer@mds.gov.br


